PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 16,13-19)(22/02/22)
Caríssimos, a Igreja hoje celebra a Festa da Cátedra de Pedro Apóstolo, Príncipe dos Apóstolos, de cujo nome vem a sigla "PAPA" concedida a Pedro e aos seus sucessores. No Evangelho de hoje o Senhor Jesus interroga os Apóstolos a seu respeito: "Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?"
De fato, eles foram surpreendidos por essa pergunta pessoal, no entanto, a resposta veio do céu pela boca de Simão Pedro: "Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.
Com efeito, Deus Pai enviou o Seu Filho amado a este mundo para realizar por seu sacrifício de cruz a obra da Redenção da humanidade; e após a sua morte e ressurreição permanece no meio de nós na Sua Igreja, que é o Sacramento Universal da salvação, por isso, a Igreja é Santa, Católica, Apostólica, Romana; e como afirma são Paulo: "Cristo é a Cabeça do corpo, da Igreja." (Col 1,18a). Ou seja, a Igreja é Cristo, e Cristo é a Igreja; por isso, a Igreja é Santa, e aí de nós se não formos santos dentro dela.
Portanto, caríssimos, essa Festa se reveste de uma importância sem igual, porque confirma a escolha de Pedro e seus sucessores como representantes do Senhor Jesus na terra, como também confirma a permanência da Igreja até o fim dos tempos. De fato, a Palavra do Senhor Jesus é eterna e se cumpre na íntegra, como Ele mesmo disse: "O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão." (Mt 24,35).
Destarte, a mais de dois mil anos o Senhor Jesus vem construindo a Sua Igreja sobre a rocha de Pedro Apóstolo, Príncipe dos Apóstolos, e continuará conduzindo as suas ovelhas para o Reino dos céus, por meio do Seu Vigário aqui na terra, cumprindo com isso o que afirma no Evangelho de hoje: "Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la."
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.