O POÇO NÃO É O TEU LUGAR.

Sermão pregado na igreja Intimos de Deus no dia 03 de fevereiro de 2022 no município de Itacoatiara.

Tema:

O poço não é teu lugar.

Deus ainda tem sonhos a cumprir.

Texto: Genesis 37

INTRODUÇÃO:

A) todos nós em algum momento já passamos por aperto. Financeiro, emocional ou social. Quando isso acontece nos sentimos literalmente no fundo do poço. A visão mais provável diante de nós é o desespero e a morte, mas Deus não esquece de quem ele faz promessa.

B) José foi lançado no poço pelos seus irmãos, não antes de lhes tirarem a túnica, que era símbolo de quem foi escolhido para governar. Naquele momento a coisa mais forte que passava em seu coração era: Não posso morrer aqui. Deus ainda tem sonhos a Cumprir em mim.

Quais os motivos que levaram José ao poço?

1 ERA UM BOM ADMINISTRADOR.

A) José estava sempre disponível.

Jacó, seu pai lhe confiava os negócios da Fazenda porque o via desde de sempre como um moço comprometido.

B) Tinha zelo pelas coisas de seu pai.

Para os irmãos de José, ele se apresentava como um bajulador. Porém José dava conta de tudo e nada escondia de seu pai.

C) Deus confia a quem ele ama para cumprir missão especifica. Estejamos disponíveis ao chamado de Deus. Tudo que estiver a nossas mãos devemos fazer com zelo. Os pais devem ser zelosos para com seus filhos, sejamos bons cônjuges, bons profissionais, bons vizinhos. pois isso agrada a Deus.

2 DESPERTOU INVEJA.

A) Seu pai o amava mais que todos.

José era o filho primogênito de Rebeca, a mulher que Jacó amou. Quanto que a esposa Leia e as demais eram consequências do amor pretendido.

B) José recebeu de presente uma túnica.

A túnica representava a sucessão patriarcal da casa de Jacó. E isso era uma afronta para os irmãos nascidos muito antes de José.

A missão que Deus confiou a cada um de nós, causa inveja a quem sempre teve oportunidade de fazer e o fez de forma relaxada. Os demais filhos de Jacó tiveram a oportunidade de conquistar o pai. Mas não o fizeram.

C) José era sonhador.

José sonhou que governava sobre seus irmãos. Causando mais fúria em entre eles. Quem sonha sempre terá dificuldade de empreender. Primeiro porque ninguém acredita, segundo, aqueles que não acreditam vão fazer de tudo para atrapalhar. Mas Deus honra a quem persevera.

3 VINGANÇA.

A) Tomaram a túnica dele.

Jacó era um homem cheio de posses, conforme a tradição patriarcal, após a morte do pai o filho primogênito governava sobre os demais, no caso de José a túnica era a indicação mais clara de que o pai constituiria José sobre os demais. E isso causou revolta nos irmãos.

B) Lancaram-no no poço.

Confusos do que fazer para se livrar de José, os irmãos o lançaram no poço, sem a túnica, sem dar a ele o reconhecimento de que ele era o primogênito.

C) Venderam-no para os midianitas.

Após colocarem José no poço fizeram um banquete como se tudo estivesse consumado, mas Deus mudou o coração dos inimigos de José e os permitiu vendê-los aos midianitas que estavam a caminho do Egito.

Quando Deus confirma um propósito na vida de alguém as dificuldades devem servir de amadurecimento para quem tem propósito definido

CONSEQUÊNCIAS DA INVEJA E VINGANÇA.

A) A inveja traz ao lar estabilizado, discórdia e destruição. Por pouco não cometeram um assassinato. Ainda assim causaram muita tristeza ao pai.

B) A vingança afasta o homem do propósito de Deus. Os irmãos de José não podiam confessar a verdade ao pai e isso os tornavam impuro diante Deus.

C) Os irmãos, conviveram anos com esse pecado. Qualquer sacrificio a Deus era nulo. Pois as consequências de seus atos o impediam de terem comunhão com Deus.

A inveja na igreja, destrói projetos, cria grupos de contendas, aguça a rivalidade, e todo crente novato que chega, em pouco tempo se torna até mais ranzinza do que antes.

QUAIS OS MOTIVOS QUE TIRARAM JOSE DO POÇO.

1 FIDELIDADE A DEUS..

A) Por José ser temente a Deus, Deus não o abandonou. Esteve com ele no poço, na casa de potifar, no cárcere e no governo.

B) A cova era o primeiro estágio que Deus o sujeitou para que ele amadurecesse.

Quando somos fiéis a Deus, aquilo que ele reservou a nós vai se cumprir. As circunstâncias e o tempo faz parte do processo.

2 JOSÉ CREU QUE O SONHO ERA DA PARTE DE DEUS.

A) José não tinha clareza de como Deus ia fazer acontecer. Mas crê em quem revelou a ele o sonho fez toda diferença.

B) A mudança de nacionalidade não invalidou o sonho.

Muitas vezes nós não entendemos ou não aceitamos o processo que Deus usa para nos abençoar. Mas ele sabe de todas as coisas. E do jeito dele e na hora que ele determinar vai acontecer. Creiamos então!

3 ERA FILHO DA PROMESSA.

A) Deus prometeu a Jacó reis e Nações, Jacó trabalhou 14 anos para ter o amor de Raquel. José era o filho primogênito de Raquel, portanto no coração de Jacó ele era o filho da promessa. Seu legítimo primogênito.

B) Muitos vão ignorar o que Deus colocou em tuas mãos. Muitos vão tentar roubar a primogenitura de teus sonhos. O que você precisa fazer é crer e continuar trabalhando até que Deus aja.

CONCLUSÃO:

A) Permanecer no poço representava o fim de um sonho e o fracasso de uma geração.

B) Deus não chamou José para fracassar. Ele capacita e envia. E esse se torna uma videira de ramos frutíferos.

C) A história de José só é inspiradora porque ele perdoou seus irmãos e usou o cargo para abençoar sua casa. Ele não usou o cargo de governador para se vingar dos irmãos.

Deus nos dar oportunidade de nos tornarmos influente em diversas áreas. Para que possamos servir as pessoas sem soberba, sem vingança no coração. Servir as pessoas é servir o próprio Deus.