Comentário da liturgia as 3ª feira
                                    da 33ª Semana Comum

               
                           
2Mc 6,18-31 Sl 3, Lc 9,1-10.

 

Na liturgia de hoje encontramos duas belas páginas da Bíblia, onde no A.T. Eleazer honrou a Deus desde a sua infância, e no N.T. Zaqueu  que não o conhecia.

Eleazer aos 90 anos de idade é tentado pelo rei a desobedecer a Lei do Senhor se alimentando de carne de porco, proibida por sua Religião. Os amigos tentaram usar até mesmo de fingimento para ludibriar o Rei e salvar o ancião.

Usar do fingimento seria atrair sobre si a desonra e a vergonha e dar  conta testemunho às novas gerações.


Eleazar preferiu suportar os açoites do corpo, o martírio, mas ter na alma o prazer de ser fiel a seu Deus.

“Disse ele:” Sim, Senhor, a minha alma te pertence e com prazer eu sou fiel e serei capaz de entregar a minha vida

 de homem que não tem medo de pagar com a própria vida  o primado do amor de Deus..

Como o Salmista eu canto: “É Senhor que me sustenta e me protege”.

Zaqueu, chefe de cobradores de impostos, julgado e excluído pelo povo alimenta o desejo de ver Jesus.Este homem cego pelo dinheiro defraudado foi alcançado pelo amor de Deus.Jesus lhe diz: “Desce Zaqueu ,você merece que eu vá à sua casa. Deu a ele uma  segunda chance: uma vida nova, onde ele se dispôs a partilhar os bens com os pobres e a devolver aos que tinha defraudado, em quádruplo.

Bem aventurados os que praticam a justiça pois a salvação está pra chegar.

Jesus declarou hoje chegou a salvação a esta casa, pois também é filho de Abraão.”Porque este homem veio procurar o que estava perdido”.




Com som em :

http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=744695