PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 2,36-40)(30/12/21).

 

Caríssimos, são João Evangelista na primeira leitura de hoje nos exorta: "Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai. Porque tudo o que há no mundo – as paixões da natureza, a concupiscência dos olhos e a ostentação da riqueza – não vem do Pai, mas do mundo. Ora, o mundo passa, e também a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre."

 

Mas, o que significa mesmo o termo "mundo"? Significa toda esta mentalidade pecaminosa se difunde nos meios de comunicação como uma peste maléfica que contamina a todos que se dão a ela, levando-os à perdição eterna. Todavia, para nos defender desse terrível veneno espiritual nos ensina são Paulo: "Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito." (Rm 12,2).

 

No Evangelho de hoje são Lucas narra o encontro maravilhoso da profetisa Ana com o menino Jesus durante a sua apresentação no Templo. Ela era viúva e já tinha oitenta e quatro anos, vivia no Templo dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. E conduzida pelo Espírito Santo, "pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém".

 

Com efeito, esse episódio se deu num clima de profunda piedade e oração, por isso, proporcionou esse encontro maravilhoso com o Senhor de toda a vida, Aquele que governa o céu e a terra por toda a eternidade. De fato, ao escutar todas essas maravilhas, Maria e José, se admiraram com tudo o que diziam a respeito do menino. 

 

Portanto, caríssimos, os homens estão se perdendo pela falta da prática da fé, muitos teem tempo de sobra para o mundo e os seus ídolos modernos, Internet, clubes de futebol, artistas famosos, músicas mundanas, ideologias políticas, seitas religiosas e tantos outros; e com isso, se distanciam do Senhor Jesus e da salvação eterna que Ele nos trouxe.

 

Destarte, andando na contramão da mentalidade deste mundo, como aconteceu com o velho Simeão e a profetisa Ana, também em nossos dias existem muitas almas piedosas que vivem em oração, penitência e sacrifícios anunciando a Cristo por uma vida de santidade e justiça diante de Deus, nosso Pai celestial.

 

Paz e Bem!

 

Frei Fernando Maria OFMConv.