NO VALE DA SOMBRA DA MORTE, DE NADA TEREI FALTA PORQUE O SENHOR ESTÁ COMIGO.

Igreja Batista Shekhinah,

Itacoatiara-Am

Domingo de Outubro de 2021

No Vale da sombra da morte, de nada terei falta. Porque o Senhor está comigo.

Texto: Salmo: 23:4

INTRODUÇÃO:

A) Na bíblia há inúmeros textos que traz a representação de vale para ilustrar uma passagem trágica, situação de aperto e até uma situação de esperança. Sinaliso três exemplos que ilustram bem o termo figurado de vale.

Para os judeus os montes não era só um lugar mais seguro para pernoitar, era o sinal claro onde Deus manifestava a sua glória. Era no monte que os judeus de tempos em tempos se apresentavam a Deus. No entanto antes de chegar nos Montes, era necessário passar pelos vales, os vales estão situados entre montanhas, tal qual o vale das lágrimas, descrito no salmo 84. Esse vale é uma das passagens mais íngremes da região, um trajeto perigoso, que remete medo aos peregrinos, lugar árido, lugar fatídico, e passagem obrigatória para as famílias que deixavam suas casas para ir até Jerusalém fazer sacrifícios a Deus , cujo único consolo que o peregrino se apegava no percurso da travessia, era que Sião, o lugar de adoração a Deus estava próximo.

B) Segundo exemplo de vale,

é o vale de Acor. Conforme Josué 7. Nesse vale protagonizou-se a punição de Acã pelo próprio Deus, por ter cometido uma falta gravíssima. Ficou conhecido como vale da desgraça, mas no livro de Oséias 2:15 o Senhor prometeu devolver a sua amada esposa as plantações de uva e transformar o vale da desgraça em vale da porta da esperança, um lugar de solo fértil, de chuva abundante pois todos que por ali passasse contemplariam as bênçãos do senhor antes mesmo de adentrar na terra prometida.

C) Há também uma passagem muito conhecida, quando o profeta Elizeu teve a visão do vale de ossos secos. Um lugar onde não havia possibilidade nenhuma de vida. Derrepente os ossos secos se juntavam e voltavam a ter tendões, músculos, peles e vida. Uma demonstração de que para Deus até o que está morto pode reviver, se referindo ao povo que estava morto espiritualmente.

1 É necessário passarmos pelo vale

A) "No mundo tereis aflição"

Ao contrário do que muitos crentes creem.

A bíblia é repleta de passagens nos alertando de que viver no mundo é passar por dificuldades.

Mas em toda situação de aperto somos conformados de que o nosso Salvador passou pela mais dura aflição e assim como ele venceu o mundo, nós também haveremos de vencer.

B) Vivemos em uma sociedade cada vez mais violenta, em que não estamos seguros nem mesmo dentro de nossas casas. Os valores se invertem dia após dia, o cidadão de bem é que vive preso em sua casa, enquanto o cidadão de mal desfila portando seu arsenal da truculência e soberba. Nos vales do oriente médio além dos terrenos irregulares e pedregulhos, os peregrinos corriam risco de serem atacados pelos predadores do deserto ou até mesmo salteadores. Apesar da similaridades de todos esses vales. A bíblia nos adverte que a nossa luta não é contra a carne nem contra o sangue, mas contra toda a potestade do inferno. Existi um desertor cuja morada está no vale, e ele tem objetivo de impedir que os filhos da luz suba a mais alta montanha e lá na nova Jerusalém, adore a Deus.

2 A ovelha não se dá conta que está no vale.

A) No oriente médio devido às regiões montanhosas é comum o deslocamento de pastores e seus rebanhos por lugares mais íngremes em busca de pasto para que as ovelhas não venham a morrer de fome no aprisco. Por vezes é inevitável que algumas ovelhas se desgarem do bando e se arrisque próximo de desepenhadeiro a ponto de passar pelo vale da sombra da morte. Ou caiam literalmente no vale.

B) Assim é nossa vida quando decidimos por conta própria seguirmos nosso próprio caminho, desprezando a orientação do sumo pastor. Quando assim agimos é por que nossa vida espiritual está prestes a descer o precipício. Não damos conta do perigo quando nos afastarmos do bom pastor.

3 Estávamos à beira da morte. Logo fomos salvos pelo bom pastor.

A) O pastor possui um istrumento de madeira alongado, em uma das extremidades, o cajado possui uma volta, na outra extremidade uma lança. Em um dado momento o pastor percebe que a ovelha está próxima do precipício, então ele usa o instrumento como uma vara e levemente bate na ovelha para ela retornar ao caminho mais seguro.

Quando inevitavelmente a ovelha jaz no abismo, esse mesmo pastor usa a volta da vara para resgatar a ovelha, a terceira função do cajado não é para ser usado com a ovelha, mas a favor dela, a lança é para defender a ovelha dos predadores. Caso venham atacar a ovelha.

B) Pairirava sobre nós a condenação do pecado. Jesus o bom pastor, ora, nos resgata do caminho mal, e nos oferece o único caminho seguro, ora nos disciplina com a vara, nos ensinando a retornar ao bom caminho e como uma lança nos defende do acusador.

Nos tornando livres para o louvor de sua glória.

4 Toda ovelha conhece seu pastor.

A) A ovelha conhece a voz do seu pastor.

Se por ventura se encontrarem dois rebanhos no caminho e em um dado momento algumas ovelhas se misturarem, o pastor as chama. A ovelha ouvi a voz do seu pastor e elas o seguem.

B) Jesus Cristo subiu aos céus, mas deixou nos o espírito Santo, que revela a nós as veredas da justiça, pelo Espírito de Deus ouvimos a voz do sumo pastor, ainda que estejamos no rebanho da iniquidade, ouvimos a sua voz e retornamos a ele, que nos guia por caminhos retos.

5 O bom pastor da a vida pelas ovelhas.

A) Inúmeros textos bíblicos correlacionam a atividade pastoril sendo Deus o sumo pastor e o homem como ovelhas. Não é por menos, o bom pastor dar a sua vida pelas ovelhas. Quando esse pastor direciona as osvelhas no vale, ele corre o mesmo risco que a ovelha.

B) Jesus Cristo o nosso sumo pastor, ao vir a este mundo, passou por tamamanhas provações, cumpriu sua passagem pelo vale mais íngremes que possa ter havido. Ciente do seu calvário, deu a sua própria vida morrendo em nosso lugar para que nele tivéssemos vida, vida eterna.

Conclusão

A) apesar do vale representar uma passagem perigosa entre montanhas, é no vale que se encontra as terras mais férteis, é no vale que Jesus se mostra como o bom pastor.

B) Deus nos permite passar pelo vale, pela dificuldade, é lá que somos provados, é lá que somos aprovados.

Após a passagem pelo vale, Deus descansa seu povo ás margens plácidas e os oferece pastos verdejantes. Além do que nossa morada eterna não é aqui. Durante a nossa vida terrena passaremos por muito vales. O Vale da ausência por ter perdido um ente querido, o vale da separação conjugal, o vale da instabilidade financeira e tantos outros vales que nos amedronta nos encurralando a desistir.

Deus, não nos poupa de passarmos pelos vales da vida. Mas nos livra todos os dias no vale. O salmo 23 nos traz esse alento. Ainda que estejamos no vale, de nada sentiremos falta porque o bom pastor supre as nossas necessidades.