OS MUROS ESTAVAM DESTRUÍDOS MAS DEUS OS RESTAUROU.

Igreja Batista Shekhinah, 19 de dezembro de 2021, Itacoatiara–Am.

Por: Joanilson Mendes.

Sermão:

Os muros estavam destruídos, mas Deus os restaurou.

Introdução:

De que muro vamos tratar?

Dos muros de Jerusalém.

Por que Jerusalém é tão importante para os judeus?

A.1 A cidade de Jerusalém para os judeus é semelhante a morada celestial.

Por isso chamada cidade Santa.

A.2 Foi ali, no monte Moriá que o pai Abrão ofereceu Issac em sacrifício.

A.3 Jerusalém é a cidade do povo eleito, a cidade dos patriarcas, a cidade dos profetas.

A.4 Jerusalém é o lugar onde Salomão construiu o templo. Lugar de adoração, onde a glória de Deus era permanente.

A.5 Jerusalém é o lugar onde os judeus esperam a vinda do messias.

B) A segurança das cidades da antiguidade consistia em fortificar seus muros.

Todo imperador para mostrar seu poder, tinha como primícia. conquistar o maior número de territórios inimigos, e a única maneira de tentar impedir a invasão das cidades era constituindo exércitos fortes e construindo muralhas ao redor das cidades.

Leiamos:

Neemias 1

1 Deus deseja restaurar os muros fendidos.

A) Neemias amava seu povo, sua Pátria.

Após os persas dominarem sobre o império babilônico, os primeiros reis da persa permitiram que os hebreus exilados voltassem para Jerusalém. Quem voltou de imediato não suportou ver o cenário de destruição que se encontrava a cidade. Dentre esses, o irmão de Neemias. Neemias que era copeiro do rei foi informado por familiares que Jerusalém estava destruída e o povo vivendo na miséria. isso lhe causou uma tristeza profunda.

Antes de tornar seu drama público:

Apresentou-se por dias a Deus em jejum e oração.

B) O verdadeiro patriota intercede pela sua Pátria.

C) O verdadeiro patriota não abandona sua Pátria. Mesmo exilado, ele busca um dia retornar.

D) O verdadeiro patriota não zomba da sua pátria, ele a defende.

E) O falso patriota na primeira oportunidade, deixa sua pátria e vai morar em outro lugar.

2 A Nova Jerusalém que Deus quer habitar não é feita de pedras e nem de mãos humanas.

A) A reconstrução de Jerusalém apontava para o Messias que havia de vir.

B) "Não ficará aqui Pedra Sobre Pedra".

3 Quando é de Deus as portas se abrem

A) O rei se sensibilizou com a causa de Neemias.

Neemias tinha influência junto ao rei. Neemias desfrutava como poucos de tudo que existia no Palácio. Ele tinha tudo para permanecer no palácio do rei. Mas antes de servir o rei, ele era servo do altíssimo. O rei não só autorizou Neemias reconstruir os muros, mas proveu todos os recursos.

B) Os recursos para a execução da obra, Deus prevê, o servo a quem ele envia precisa estar disponível.

Os interventores em Jerusalém usavam da brutalidade, e o povo em sua própria pátria estava escravo, escravo do medo, da carga tributária elevada, da miséria. Neemias ao saber da crise econômica e política que o povo se encontrava, se colocou à disposição de Deus para ajudá-los.

4 Neemias visitou o local e convocou o povo para reconstruir os muros.

A) Àqueles a quem ele pode contar estavam na brecha.

Enquanto uns oravam, outros construíam os muros, em quanto uns construíam os muros outros estavam como sentinelas.

B) Deus quer restaurar as muitas brechas em nossas vidas.

A oração e o jejum é o primeiro passo para quem quer ter a vida restaurada.

5 O rei providenciou os recursos, mas a vitória veio do Senhor

A) Neemias teve que enfrentar opositores.

Os opositores Sambalate Tobias, formaram um exército para confrontar o povo de Deus que estavam tampando as brechas, mas Deus os envergonhou.

B) Na vida sempre vamos encontrar os Tobias e Sambalate.

Na lida diária é inevitavel nos depararmos diante das dificuldades, diante dos opositores, mas Deus nos instrui a lutarmos com Jejum, oração e a espada na mão.

Conclusão:

A) Deus usou Neemias para restaurar os muros de Jerusalém.

Deus quer que tenhamos a atitude de Neemias. Não podemos agir como Sambalate e Tobias, que além de não ajudarem ainda fazeram um levante de opositores para atrapalhar.

B) Jeus veio para restaurar os alicerces quebrados.

Tua Vitória tem um tempo para acontecer, não desista. Não saia da brecha.

Seja a vida financeira conjugal, sentimental o problema.

Não deixe de orar, jejuar e desembanhar a espada que é a palavra de Deus.

você vai vencer, não apenas porque as pessoas vão te ajudar, mas porque Deus está no controle.