PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 9,27-31)(03/12/21)
Caríssimos, a vida vivida na ausência de Deus se torna um fardo pesado e muito difícil de carregar, porque é um viver sem fé, sem esperança alguma, de forma que muitos experimentam apenas as emoções passageiras que nunca satisfazem os anseios da alma que é eterna. Por isso, sucumbem por conta da busca dos prazeres carnais desordenados tentando preencher o vazio existencial causado pela ausência de Deus.
Na primeira leitura o Profeta Isaías anuncia que quando da vinda do Messias, "os surdos ouvirão as palavras do livro e os olhos dos cegos verão, no meio das trevas e das sombras. Os humildes aumentarão sua alegria no Senhor, e os mais pobres dos homens se rejubilarão no Santo de Israel." Ou seja, se cumprirão todas as promessas do Senhor, porque é Ele mesmo quem as realiza.
Por outro lado, anuncia também que "fracassou o prepotente, desapareceu o trapaceiro, e sucumbiram todos os malfeitores precoces, os que faziam os outros pecar por palavras, e armavam ciladas ao juiz à porta da cidade e atacavam o justo com palavras falsas." Ou seja, é um tempo de decisão em que os que escolherem o bem permanecerão na presença de Deus; porém, os que persistirem no mal nada terão além do mal que praticaram.
No Evangelho de hoje o Senhor Jesus é seguido por dois cegos que insistentemente gritavam: "Tem piedade de nós, filho de Davi!” Quando Jesus entrou em casa, os cegos se aproximaram dele. Então Jesus perguntou-lhes: “Vós acreditais que eu posso fazer isso?” Eles responderam: “Sim, Senhor”. Então Jesus tocou nos olhos deles, dizendo: “Faça-se conforme a vossa fé”.
Todavia, Jesus os advertiu severamente: “Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo”. Mas eles saíram, e espalharam sua fama por toda aquela região." Ora, prestemos bem atenção à esse episódio, pois tem muito a nos ensinar. Com efeito, o Senhor Jesus pergunta se eles creem, ao responderem que sim são curados, porém, continuaram cegos espiritualmente, porque não obedeceram as suas recomendações.
Portanto, caríssimos, não basta acreditar no Senhor Jesus, é preciso obedece-lo, pois, somente Ele conhece o que precisamos viver para sermos seus verdadeiros discípulos. Em suma, os verdadeiros anunciadores do Reino de Deus são ungidos e enviados por Ele para cumprir a missão que lhes confia; enquanto que os falsos apenas usam o seu nome, mas, não lhe obedecem, por isso, ouvirão do Senhor: "Nunca vos conheci. Retirai-vos de mim, operários maus!"
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.