PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 21,29-33)(26/11/21)

 

Caríssimos, pela nossa experiência de vida percebemos que tudo passa e que chega ao fim, porém, quando se trata da vida humana, essa foi criada por Deus "à sua imagem e semelhança", ou seja, para fazermos parte da Sua Natureza Divina, no entanto, só podemos viver em paz se cultivarmos essa finalidade. Por isso, nos ensina o Profeta Isaías: "Buscai o Senhor, já que ele se deixa encontrar; invocai-o, já que está perto." (Is 55,6).

 

Desse modo, entendemos que não estamos sozinhos, pois Deus, nosso Pai, enviou-nos o Seu Filho amado, nosso Senhor Jesus Cristo, que caminha conosco no seio da Sua Santa Igreja, nos dá os Sacramentos para a santificação das nossas almas; nos comunica a Sua Palavra, que é a sua voz escrita, e nos concede as virtudes eternas para darmos os frutos da salvação que Dele recebemos.

 

Discorrendo sobre a presença Senhor Jesus conosco, disse o Papa Francisco: "Até quando perdurará a atenção de Deus pelo homem? Até quando o Senhor Jesus, que caminha conosco, cuidará de nós? A resposta do Evangelho não deixa margem para dúvidas: até ao fim do mundo! Passarão os céus, passará a terra, serão anuladas as esperanças humanas, mas a Palavra de Deus é maior do que tudo e não passará.

 

E Ele será o Deus conosco, o Deus Jesus que caminha ao nosso lado. Não haverá um dia da nossa vida em que cessaremos de ser uma solicitude para o Coração de Deus. Contudo, alguém poderia perguntar: «Mas o que dizes?». Digo isto: não haverá um dia da nossa vida em que deixaremos de ser uma solicitude para o Coração de Deus.

 

Ele preocupa-se conosco, caminha ao nosso lado. E por que faz isto? Simplesmente porque nos ama. Entendestes isto? Ele nos ama! E sem dúvida Deus proverá a todas as nossas necessidades, não nos abandonará no tempo da prova e da escuridão. É preciso que esta certeza ocupe o nosso espírito, para nunca mais se apagar.

 

Há quem lhe dê o nome de «Providência». Ou seja, a proximidade de Deus, o amor de Deus, o caminhar de Deus ao nosso lado chama-se «Providência de Deus»: Ele provê a nossa vida." (Papa Francisco, da audiência geral, 26/4/17). 

 

Paz e Bem!

 

Frei Fernando Maria OFMConv.