EU SOU O BARRO, ELE O OLEIRO
Eu sou o barro, Ele oleiro
Sermão pregado na igreja Batista Shekhinah Itacoatiara.
Fevereiro de 2017
Leiamos:
Jeremias 18:1-6
Introdução
A) O Profeta jeremias é considerado um profeta chorão, nao por menos, jeremias viveu em Judá no final do século 7 e início do século 6 A. C período em que o reino do Sul entrava em declínio. Ainda na infância foi escolhido por Deus para anunciar o momento mais difícil antes da destituição do reino de Judá. Com isso passou a ser um profeta ignorado, pois os judeus não acreditavam que o reino de Judá seria destruído e os judeus exilados para babilônia pelo rei Nabucodonosor.
B) O sofrimento de Israel sempre esteve ligado a consequencia da desobediência a Deus. Quanto mais o povo pecava principalmente por conta das praticas pagãs, mais os
os judeus conheciam a ira de Deus.
Com sucessivos abandono das leis de Deus, chegou um ponto que Deus se cansou de Israel aponto de Deus os entregar nas mãos dos inimigos. conforme relatos no livro de jeremias.
1 O profeta estava desfalecido.
A) Segundo o texto de jeremias 18, o profeta estava desfalecido
Por três vezes havia levantado um clamor em favor de Judá para que Deus tivesse misericórdia do povo e os livrasse de tamanha servidão.
A desobediência era tanta que o profeta outrora convicto de seu propósito como legítimo representante de Deus, estava abatido e sem forças para continuar intercendendo pelo povo.
Não porque não acreditava mais em Deus, mas porque não via arrependimento nas pessoas.
B) Há momento na vida que diante das provações, nós nos sentimos impotente cansados, com vontade de desisstir. É cada vez mais comum nos depararmo com cansaço da mãe diante de um filho dependente, de uma pessoa diante da infidelidade do cônjuge, outra que luta em prol de um emprego que nunca vem.
São inúmeras situações que afetam as pessoas que as deixam desfalecidas. Mas Deus não nos chamou para desistir.
2 diante das dificuldades mantenha se fiel.
A) O profeta estava abatido, mais ele não perdeu a sanidade diante do caos. O seu rosto estava desfigurado mas sua essência ainda era de profeta, nao se via mais em seus lábios a palavra profética, mas o seu espírito ainda clamava a Deus que tivesse misericórdia e bastava um sinal do céu para que o profeta voltasse a ter esperança.
B) A mãe, o cônjuge, o desempregado, que busca ao senhor, não vê mais em si forças, mas no Deus que no tempo certo envia sinais, os enche de esperança e fé e voltam a crê no propósito estabelecido.
3 Deus volta a falar com o profeta.
A) O profera embora desfalecido derrepente ouvi o sinal dos céus.
Deus não esqueceu, não parou de ouvir. Muitas vezes oramos, o tempo passa e até esquecemos do que pedimos, mas Deus não esqueci.
Até que Deus brada no coração do crente fiel: Levanta por que eu sou contigo. Só não será do seu jeito, mas o que vou fazer é grandioso.
O senhor contínua contado conosco para anunciar que o tempo da sua vinda de Jesus está próximo. Mesmo que muitos ignorem, essa mensagem precisa ser pregada.
Assim Deus fez com o profeta, ordenou ao profeta que se levantasse.
Mesmo Jeremias ciente de que a sua missão era anunuciar a ruína de seu povo. Ele precisava obedecer a Deus.
Deus foi sensível a oração do profeta e o encorajou a continuar. Deus contava com ele para anunciar o que o senhor ia fazer.
E se o povo não se arreprendesse a consequências viria.
B) Deus ordenou ao profeta que desçesse a casa do oleiro.
O texto é uma visão profética, Mas isso não nos impede de menssurarmos a distância e dificuldade de chegar a casa do oleiro.
Como o oriente médio é uma região bastante acidentada, cheia de pedregulhos, nos da um dimensão da dificuldade que o profeta encontraria para chegar. O homem era idoso, o trajeto era feito a pé. o Barreiro e a olaria ficavam fora da cidade. Mas Deus o animou e o fez levantar e se dirigir a casa do oleiro para mostrar ao profeta que era necessário Israel passar pelo mesmo processo do barro até voltar a ser vaso.
C) Quantos se encontram em dificuldade de ir a olaria de Deus? Quantos se dispõe a ir nos dias de hoje a casa do oleiro? As justificativas são muitas para não ir. Há tantos eventos para ir, não disponho de condução, de que adianta eu fazer a minha parte se o conjuge e os filhos continuam no erro? Eu nem tenho tempo ou idade pra isso. É comum essas justificativas, Mas Deus continua dizendo disponha-te. Não desanima, é tempo de peleja mas a luta vai passar.
4 O profeta encontrou o oleiro com a mão na roda.
A) estava focado no trabalho
O oleiro não pára. Trabalha dioturnamete o vaso disponível, ao finalizar um, ele diz: Quem é o próximo? Esse próximo pode ser eu, e pode ser você. Por que ele não tira a mão da Roda.
B) a roda estava em movimento.
A vontade de Deus é que tenha sempre barro para ele trabalhar porque a roda não para de girar.
5 O vaso nao mão do oleiro se desfez.
Somos criatura, jaz em nós o pecado, somos o barro com todas as impurezas do pecado, barro vindo de vários barreiros, barro de cor branca, amarela, cinza, ele não faz acepção de raça ou classe social, somos de muitas culturas, de muitas práticas pagãs, assim como Israel se encontrava, nenhum barro ele rejeita, mas é necessário retirar as impurezas, não podemos esquecer que somos o barro, ele o oleiro, não podemos viver de maneira que nos apraz, por isso o profeta voltou a olhar e viu que o vaso se desfez, Deus revelava ao profeta sua ira, diante dos repetidos erros de Israel, a ponto de ele desfazer Israel para que Israel se arrependesse no tempo vindouro. Tem crente que ainda não atingiu a maturidade no evangelho, suas impurezas ainda são tropeço, mas ele já quer ser dirigente, levita, missionário, pastor. O oleiro olha com ternura e diz: Vai ser um lindo vaso, mas ainda não está pronto. até que o oleiro volta a refazer o vaso, a buscar o melhor resultado. Quando está pronto ele apresenta, consagra e envia.
O oleiro aceita o barro, as impurezas não.O barro em si não tem valor. Quem atribui valor ao barro é o oleiro, o oleiro é quem certificar que não contém mais impurezas, depois que ele é moldado, bem assado, sem rachaduras está pronto para ser cheio, Deus anseia nos aprovar e nos encher com dons espirituais, para louvor de sua glória. Para que o que está contido em nós sirva ao que busca também ser vaso.
6 O barro antes de se tornar vaso, necessita de água e fogo.
A) Não há como o oleiro manusear o barro se nao tiver água. O barro sem umidade vira torrão, não tem unidade. Não liga com outro barro. Assim é o homem torrão, Seu coração não se dobrar, é soberbo, não se junta com ninguém para fazer a obra, é dono de suas próprias convicções. Deus não quer ninguém torrão dentro da sua olaria.
Mas a água o faz maleável a vontade do oleiro. Ele volta a ter vontade de estar junto, orar junto.
B) Depois que o vaso é feito é necessário que o leve ao fogo, para adquirir resistência, para ser impermeável à infiltrações do mundo.
CONCLUSÃO
Quando nos dispomos a servir a Deus, como barro somos moldados a fazer a vontade de Deus, o vaso além de um recipiente, também é um objeto adornado de som e beleza para que todos ouçam e vejam na imagem do lindo vaso a figura de quem o fez. Sendo assim sejamos vasos usados na mão de Deus, vasos de bênção, que outros reconheçam a imagem e o som de Deus em nós. Conforme Gênesis 1:27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Não estejamos como Israel impuro de lábios, duro de coração, que mesmo conhecendo a ira de Deus, não se converteu, foi levado cativo e semelhante ao barro foi esmagado até voltar a ser vaso.
Joanilson Mendes