PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 12,1-7)(15/10/21)

 

Caríssimos, a fé é um dom de Deus que nos foi dado para vivermos em estado de graça fazendo em tudo a sua santa Vontade, de modo que por meio dela, tudo podemos alcançar até mesmo transportar montanhas ao mar se essa for a vontade de Deus em vista da nossa salvação. De fato, quem vive da fé permanece em comunhão com Ele todo tempo, como uma criança que depende dos seus pais totalmente. 

 

No entanto, devido a confiança depositado em nós mesmos e no que podemos, frequentemente caímos no pecado da autossuficiência que nos leva ao apego egoísta, desordenado, tirando de nós a confiança inabalável em Deus que sempre age por meio da sua divina providência e nada nos deixa faltar.

 

No Evangelho de hoje o Senhor Jesus nos recomenda a termos cuidado com o fermento dos fariseus, ou seja, a não fundamentar a vivência da fé nas aparências ou na própria vontade, mas sim na convivência com Deus que nos faz transparecer o seu querer e o seu agir em todos os sentidos da vida.

 

Atentos escutemos então o Senhor: “Tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Não há nada de escondido que não venha a ser revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido. Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão, será ouvido à luz do dia; e o que tiverdes pronunciado ao pé do ouvido, no quarto, será proclamado sobre os telhados."

 

Desse modo, o Senhor nos ensina que Deus, nosso Pai, está no comando de tudo, por isso, não tenhamos medo das perseguições e nem mesmo da morte: "Pois bem, meus amigos, eu vos digo: não tenhais medo daqueles que matam o corpo, não podendo fazer mais do que isto. Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno. Sim, eu vos digo, a este temei." (Lc 12,6-7).

 

Portanto, caríssimos, fiquemos certos disto, no dia do juízo final todos seremos julgados pelo Justo Juiz, nosso Senhor Jesus Cristo, por isso, precisamos estar preparados; de fato, deste mundo nada levamos a não ser aquilo que aqui praticamos, desse modo, quem planta as virtudes santas as terá em abundância; quem não as planta nada de bom colherá. Destarte, peçamos humildemente ao Senhor que por sua divina misericórdia e o seu infinito amor, nos conceda viver em tudo segundo a sua santa vontade.

 

Paz e Bem!

 

Frei Fernando Maria OFMConv.