Comentário da liturgia do 32ª Domingo Comum                     

                             2Mc7,1-2.9-14;Sl 16; 2Ts2, 16-3,5; Lc 20, 27-38

 A 1ª leitura demonstra claramente a fé na imortalidade  da alma   e na ressurreição através do comportamento firme desta família macabéia que é toda martirizada e não renega seus ensinamentos.A falsidade não é admitida  como comprova o salmo 16 e a intercessão em favor do agente por toda comunidade é uma freqüência segundo Paulo. 


          Na questão de ressurreição os saduceus discordam dos fasiseus.
         Tal como imaginam, a suposta ressurreição  consiste em prolongar  ou repetir s  vida presente. É fácil ridicularizar esta doutrina e agora vão divertir-se à custa de Jesus .O caso que inventam se baseia na lei do levirato,


         Jesus começa corrigindo a falsa imagem: a ressurreição verdadeira consiste em  passar a uma categoria nova, comparável aos "filhos de Deus" da tradição, ou seja, os anjos.
          O matrimônio em seu aspecto de fecundidade, é lei da vida e da morte. Acabada a morte  não se geram filhos. Jesus  se refere ao matrimônio no  em sua função de procriar, segundo a exposição caso não enquanto relação pessoal amorosa. 


          Jesus afirma a  ressurreição  a exemplo e como dom do Senhor glorificado que é transmitida como artigo da fé cristã.


       A vida humana  não se  reduz aos prazeres mundanos.Enquanto alguns se entregam aos escândalos , violência, infidelidade  outros  morrem à mingua coroados dos piores sofrimentos.
         Lembremos que devemos viver agora a nossa fé nos preparando pata a verdadeira vida.

 

Com som em:

http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=732672