Jesus, o Messias

Daniel 9.25

Diante de uma missão importante é necessário que uma pessoa seja designada e separada para estar à frente. Tal pessoa deverá ter dedicação exclusiva para a missão. Geralmente a pessoa escolhida é apresentada formalmente e devidamente documentada. No setor público costuma-se publicar em diário oficial para que a pessoa possa exercer os poderes conferidos. Nos tempos bíblicos do Antigo Testamento costumava-se derramar óleo para consagrar sacerdotes, profetas e reis e eram pessoas que iriam se dedicar ao serviço religioso. Eles eram ungidos e consagradas para a missão que lhe foi dada.

A palavra Messias vem do hebraico Mashiach, que por sua vez vem de mashach, que traz a ideia de friccionar ou esfregar com óleo. A palavra traz em si o ritual que era feito com as pessoas consagradas para o ofício, fosse sacerdotal, profético ou real.

A passagem de Daniel 9.25 está tratando sobre a vinda do Messias, líder escolhido por Deus. No versículo anterior, é possível interpretar o que o Messias irá fazer quando vier: implantar a justiça eterna, cumprir a visão e a profecia, dar fim a prática do pecado e ungir o Santo dos Santos. Não seriam estes os ofícios de profeta, sacerdote e rei? Profetas são pessoas designadas para dar mensagens vindos do Deus Altíssimo com o intuito de dar fim a prática do pecado; implantar a justiça é um papel de governante, ou seja, rei e ungir o Santo dos Santos só pode ser feita por sacerdote. Pelo que se vê o Messias fará tudo isto quando vier.

Quando Jesus surgiu ao público foi direto para o rio Jordão onde João estava batizando. O profeta que batizava recebeu Jesus e o reconheceu como sendo o Cristo, que nada é mais do que a palavra em grego equivalente para Messias. Jesus foi batizado e as pessoas testemunharam tudo aquilo inclusive o que João dizia sobre a pomba que desceu. André, um pescador foi contar ao irmão Pedro e disse: Encontramos o Messias! O profeta prenunciado por Moisés, o Rei da linhagem da Davi e o Sacerdote incumbido de limpar o Templo. Jesus cumpriu perfeitamente todos os ofícios, tal qual era esperado de um Ungido.

22/06/2021

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 23/06/2021
Código do texto: T7284934
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.