PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 14,27-31a)(04/05/21)
 
Caríssimos, nesta liturgia de hoje o Senhor Jesus nos ensina como nos mantermos na sua presença gozando da Sua amizade e do Seu amor, do mesmo modo como Ele viveu a Sua comunhão com o Pai; trata-se da unidade que nasce da obediência incondicional, isto é, da Sua confiança inabalável de que o Pai jamais o abandona ainda que padeça o Sacrifício de cruz.
 
De fato, por Sua morte cruenta, o Senhor Jesus se ausenta dos olhos deste mundo deixando um vazio incomensurável no coração dos discípulos, porém, como Ele mesmo disse: "por pouco tempo", até que se cumpra a vontade do Pai que consiste na expiação dos pecados, na vitória sobre o diabo; e na vinda do Espírito Santo sobre todos os batizados.
 
Com efeito, o poder temporal retido pelo demônio por causa do pecado dos homens, tem os seus dias contados com a vinda do Filho de Deus feito homem, cuja missão é salvar os pecadores arrependidos que encontram Nele o perdão e a misericórdia, que os livra do pecado, da morte e do inferno, bem como meditamos no Evangelho de hoje: "Já não falarei muito convosco, pois o chefe deste mundo vem. Ele não tem poder sobre mim. Mas, para que o mundo reconheça que eu amo o Pai, eu procedo conforme o Pai me ordenou”.
 
De certo, à todos os que escutam a Sua Palavra, o Senhor Jesus os chama a trilhar o mesmo caminho que trilhou, ou seja, o da obediência perfeita, o caminho da cruz, como vimos Paulo trilhar na primeira leitura de hoje, ao ser apredejado pelos judeus. Todavia, depois de ter escapado da morte, ele e Barnabé: "Confirmavam as almas dos discípulos e exortavam-nos a perseverar na fé, dizendo que é necessário entrarmos no Reino de Deus por meio de muitas tribulações." (At 14,22).
 
Portanto, caríssimos, com isso entendemos que o Senhor Jesus nos promete o céu, que implica levar como Ele a nossa cruz de cada dia, ou seja, livres do pecado para lutarmos contra o pecado, na certeza de que nada faltará àqueles que o amam e o seguem fielmente até o fim.
 
Destarte, peçamos ao Senhor Jesus que permaneça conosco para que com o poder do Seu Sacrifício de cruz vençamos todas as batalhas na luta contra o pecado, carregando por amor a Ele, a nossa cruz de cada dia.
 
Paz e Bem!
 
Frei Fernando Maria OFMConv.