AME COM GESTOS E ATITUDES E SEJA FELIZ (Reflexões)

Texto extraido do livro: REFLEXÕES COTIDIANAS ainda não editado

Se no amor não houver reciprocidade, uma das partes sofre e sofrerá ainda mais no futuro. Não é querendo ser pragmático, mas, se numa relação não existir troca sincera de carícias, certamente o futuro jamais será promissor.

O amor nunca deverá ser interesseiro no sentido material. Afetivamente falando, sim, deverá ser interesseiro; porque é dando que se recebe e se dermos amor deveremos também receber na mesma intensidade.

Para que uma relação seja duradoura, ambas as partes deverão manifestar seu amor com gestos e atitudes.

Ninguém gosta de ser criticado. Tomemos cuidado ao nos dirigirmos à pessoa amada para criticá-la. Antes de fazê-lo, realcemos suas qualidades, para então com sutileza expormos o nosso ponto de vista.

Nunca queiramos ser os donos da verdade, saibamos escutar a outra parte para que, pacificamente cheguemos a um consenso.

Quem ama não vê defeitos, por isso devemos transmitir à pessoa amada a certeza de que ela é e será para sempre única e incomparável. (Ct 6,4-12)

Se tivermos que dizer um não, o façamos, mas, que a pessoa amada sinta em nossa expressão que aquela atitude foi contra a nossa vontade.

Ao recebermos um elogio, retribuamos. Ao recebermos uma crítica, não contestemos de imediato, aguardemos o momento oportuno para fazê-lo. Se a crítica for construtiva, tiremos proveitos dela para engrandecermos ainda mais os nossos conhecimentos.

Façamos com que a pessoa amada sinta-se importante para nós. Sejamos também importantes para ela em tudo, para que ela encontre segurança ao nosso lado.

É importante que tenhamos sabedoria para que possamos administrar os problemas que surgem em nossos relacionamentos no dia a dia; sabedoria essa, que só será encontrada se meditarmos diariamente a Palavra de Deus nas leituras da santa Bíblia.

A sabedoria é o projeto de Deus, presente em todo o universo e também em nossas vidas.

Nós podemos tomar consciência dela e moldá-la em nossos entes queridos.

No Antigo Testamento temos o Livro da Sabedoria, onde encontraremos saídas para várias situações.

Por mais importante que sejamos, se nos faltar a sabedoria que provém de Deus, de nada valeu a nossa passagem pela Terra. (Sb 9,6) Simplesmente passamos e ficamos no esquecimento, inclusive pela pessoa a quem nos unimos um dia e não tivemos sabedoria para prendê-la a nós, para que, na posteridade, fôssemos relembrados com carinho e saudade.

Antônio Oliveira (Paraibuna SP)

Antônio Oliveira
Enviado por Antônio Oliveira em 05/11/2007
Reeditado em 09/11/2007
Código do texto: T724751