Jesus, o Pão da Vida

João 6.35

O povo hebreu após a saída do Egito começou a murmurar por comida e bebida. Moisés já sem paciência clamou a Deus e como resposta o povo passou a receber a porção diária de maná, que parecia um orvalho e dele se fazia bolos. Maná significa em hebraico uma pergunta: o que é isto? Foi a pergunta quando o povo viu o alimento que veio do céu. Por outro lado eu poderia supor que o Senhor Deus ao ver aquele povo recém-liberto da escravidão perguntaria: o que é isto?

Jesus afirmou ser o pão da vida após o milagre da multiplicação de pães para uma multidão, que quando viu Jesus foi atrás e este lhes disse: Em verdade, em verdade vos afirmo: vós me buscais não porque vistes os sinais, mas porque comestes os pães e vos fartastes (João 6.26). Interessante notar o fato de Jesus ter dito que eles O procuraram não por ter visto os sinais, o que é semelhante ao povo hebreu no deserto. Estavam reclamando após terem sido libertos do Egito mediante várias demonstrações de sinais da parte de Deus.

Comida e bebida são necessidades básicas do ser humano. Após a queda no Jardim do Éden o Senhor colocou como castigo a Adão que a terra dar-lhe-ia a duras penas o alimento diário (Gn 3.17). E a humanidade ficou com essa luta pela comida. Agora é possível pensar outra situação: a queda também trouxe o afastamento entre o homem e seu Criador, o Todo-Poderoso Deus. Não seria o caso do homem também buscar incessantemente pela volta do relacionamento com o Pai Eterno? Buscá-lo com o mesmo afinco com que busca pão e água?

Pelo cenário que Jesus encontrou quando estava em seu ministério terreno o homem continuava a buscar por coisas que não saciam de verdade. Comida e bebida que alimenta a carne, mas sem se preocupar com o que pode acontecer com a sua alma após a morte. Então o Senhor Deus na sua infinita graça e misericórdia enviou seu Filho para resgatar a humanidade e o relacionamento com o ser humano por Ele criado. Isto pode ser visto na declaração de Jesus no versículo 27 de João 6. “Trabalhai, não pelo alimento que se perde, mas pela comida que permanece para a vida eterna, alimento que o Filho do homem vos dará; pois Deus, o Pai, colocou o seu selo sobre Ele.” É interesse que Jesus usa a palavra trabalhar, que é aquilo que o homem precisa fazer para conseguir seu sustento, a diferença é que Jesus pede para que nosso trabalho seja pelo alimento que é para a vida eterna.

A busca do homem não pode se resumir a coisas terrenas. Quem busca isto só enxerga a vida aqui na terra, mas Jesus veio para nos oferecer a vida eterna, a vida diante do Pai. Havemos de buscar o Reino de Deus e as demais coisas (sustento básico) serão acrescentadas enquanto estivermos nesta vida. Havemos de nos alimentar da Palavra de Deus (Mt 4.4) e imitar a Jesus quando Ele diz que se alimenta fazendo a vontade do Pai e terminar sua obra (Jo 4.34). Para encerrar uma bem-aventurança que o Senhor se agrada: Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos (Mateus 5.6).

03/05/2021

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 03/05/2021
Código do texto: T7247339
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.