Jesus, a Água da Vida

João 4.10

Quando se come algo muito salgado é normal sentir bastante sede um tempo depois. Bebe-se água mais de uma vez e parece que a sede não passa. A sede também aparece após muito tempo sem beber água ou após atividade física intensa. Na nossa realidade atual a água é acessível e não nos exige muito esforço, mas nos tempos de Jesus a água era obtida de poços profundos, em que se exigia a força para puxar o balde de água que vinha das profundezas.

No início de seu ministério, Jesus passou pelas terras de Samaria, algo que qualquer outro judeu evitaria fazer, na verdade mudaria a rota para não ter que passar por aquelas bandas. Samaritanos e judeus não tinham relações, conforme o próprio texto bíblico relata (Jo 4.9). Os judeus não consideravam os samaritanos como irmãos desde os tempos do exílio quando estes se misturaram com outros povos. Ocorre que Jesus não considerou isto, após longa caminhada, sentiu sede e sentou-se próximo de um poço em Sicar, ao aparecer uma mulher pediu-lhe água.

O diálogo improvável entre Jesus e a mulher samaritana é bem interessante e intenso. Jesus se revela de forma surpreendente como o Messias, depois de ter oferecido água que sacia a sede de uma vez por todas. A mulher ainda não tinha entendido sobre a água da vida, mas Jesus falava de uma água diferente, cuja fonte é o Senhor e o mais interessante é que além de receber desta água ainda a jorrará para a vida eterna.

Aquilo que provém de Jesus e recebemos resulta em saciedade completa, pois em outra ocasião Jesus afirma ser o pão da vida e quem dele come nunca mais terá fome, assim como Jesus é a luz e quem n’Ele está não andará mais em trevas. Jesus nos remete a eternidade, pois o homem após a queda no paraíso a perdeu, mas o Messias vem para nos salvar e nos dar a vida eterna.

A mulher samaritana foi contar a seu povo sobre o profeta que descobriu que ela já teve vários maridos. É até estranho que após o diálogo com Jesus ela até se questiona se ele, Jesus, seria o Messias. O povo após conhece-Lo e ter ficado com eles dois dias creu, não se sabe quantos, mas alguns creram, será que a mulher samaritana também creu? Vale lembrar que no diálogo Jesus contou que nem em Gerizim nem em Jerusalém será o local de adoração, e além disso, os samaritanos criam que o Messias faria de Samaria a sede do seu governo. Será que ela estava agindo igual aos fariseus?

A sede do ser humano é por água e também por muitas coisas deste mundo caído, mas estas jamais saciarão a nossa vontade. O que mata nossa sede e nossa fome de verdade é o que vem do Pai e do Filho, pois no fundo o que mais queremos é uma vida plena e verdadeira, ou seja, eterna e só Ele pode oferecer, basta crer n’Ele.

29/04/2021

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 29/04/2021
Código do texto: T7244360
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.