PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA
(Jo 6,52-59)(23/04/21)
 
Caríssimos, não podemos pensar ou crer na vida divina como algo que passa, mas sim, como aquilo que é, ou seja, a eternidade presente no tempo, Deus invisível que vem até nós e permanece conosco; como a alma invisível está no corpo e se faz transparecer por aquilo que vivemos na interação com Deus e entre nós.
 
Por isso, não podemos entender as coisas eternas medindo-as com as nossas medidas, ou seja, consignando-as em nossas palavras ou conceitos. Afinal, Deus nos criou à Sua imagem e semelhança, e não o contrário dessa verdade. Ora, isso quer dizer que, só entendemos as coisas de Deus quando por meio da fé, seguimos o Seu Filho amado nosso Senhor Jesus Cristo, e somos fiéis neste seguimento até o fim, certos de que Ele nos conduz à vida eterna.
 
No Evangelho de hoje são João relata a conclusão do ensinamento de Jesus sobre o Sacramento da Eucaristia: "Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim o que me come viverá por causa de mim."
 
De fato, essa linguagem de Jesus foge totalmente ao nosso entendimento racional; embora entendamos que o alimento que comemos nos faz permanecer na vida naturalmente, porém, precisamos da fé para compreender que a Carne e o Sangue Eucarístico de Jesus nos dá a vida eterna, ou seja, nos faz permanecer Nele aqui e por toda a eternidade.
 
Portanto, caríssimos, viver em Cristo, com Cristo e para Cristo consiste em nos alimentar do Seu Corpo e Sangue, Sua Alma e Divindade presentes realmente na Eucaristia e Nele permanecermos para testemunha-lo à todos quanto encontrarmos à caminho da eternidade como Ele mesmo disse aos Apóstolos: "Vós sois as testemunhas de tudo isso." (Lc 24,48).
 
Paz e Bem!
 
Frei Fernando Maria OFMConv.