PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA
(Jo 6,44-51)(22/04/21)
 
Caríssimos a lógica de Deus não cabe na lógica humana, mas sim na fé que Ele nos deu e que nos leva a crer no impossível, e ele se realiza, porque o poder que a move vence o poder da nossa lógica que tende sempre a limitar tudo e todos, como numa espécie de juízo que se impõe como que a dizer, fora dos nossos critérios nada pode acontecer; ainda bem que a fé supõe a nossa lógica, porque de outro modo permaneceríamos perdidos nos labirintos pecaminosos de nossa incredulidade.
 
Vejamos como age a lógica divina; nós pecamos e padecemos a morte como consequência dos nossos pecados; mas Deus em Seu infinito amor, enviou o Seu Filho inocente para morrer em nosso lugar e assim nos libertar da sentença de morte que pesava sobre nós. Bem como nos ensinou São Paulo: "Mas eis aqui uma prova brilhante do amor de Deus por nós: quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós." (Rm 4,8).
 
E o Senhor continua nos amando apesar da multiplicidade dos nossos pecados que só tende a aumentar por não darmos créditos à Sua Palavra, e não aceitarmos a lógica da Sua Divina Misericórdia que perdoa sempre sem levar em conta o mal que praticamos, para assim renovar os nossos propósitos de santidade. De certo, infelizes são aqueles que rejeitam a lógica misericordiosa de Deus, porque não serão perdoados, e morrerão afundados na lama fétida dos próprios pecados. 
 
No Evangelho de hoje escutamos Jesus dizer: "Eu sou o pão da vida. Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”. De fato, viver da Eucaristia e se portar na vida como Jesus se portou, já é viver a vida eterna.
 
Portanto, caríssimos, a Santa Missa é o maior acontecimento da história da humanidade, é o céu aqui na terra. Pois, Jesus se faz pessoalmente presente neste mundo e em nossas almas por meio das mãos sacerdotais. Nossas mãos foram ungidas somente para consagrar o Corpo e o Sangue; a Alma e a Divindade de nosso Senhor Jesus Cristo; para perdoar os pecadores arrependidos e para abençoar o povo de Deus redimido pelo Seu Sangue derramado em expiação dos nossos pecados.
 
Paz e Bem!
 
Frei Fernando Maria OFMConv.