PEQUENO SERMÃO DE CADA
(Jo 3,16-21)(14/04/21)
 
Caríssimos, no santo batismo recebemos as seguintes virtudes eternas: "caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança," fruto do Espírito Santo em nossas almas, para vivermos em plena harmonia uns com os outros; por isso, tomemos cuidado para não as deixarmos esmorecer, pois, caso isso aconteça, a nossa prática de vida torna-se um contra testemunho da fé que professamos.
 
Com efeito, é isso o que vemos na primeira leitura: "Naqueles dias, levantaram-se o sumo sacerdote e todos os do seu partido — isto é, o partido dos saduceus — cheios de raiva e mandaram prender os apóstolos e lança-los na cadeia pública." Ou seja, um coração que não ama conforme a vontade de Deus, abre espaço para o ciúme e a violência, tornado-se presa fácil do maligno.
 
No Evangelho de hoje Jesus continua o diálogo com Nicodemos, dizendo: "Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito de Deus.
 
Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus."
 
De fato, esse mundo está afundando no pecado porque tem rejeitado continuamente o amor de Deus, expresso pelo sacrifício do Seu Filho amado, nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, caríssimos, amemos o Senhor de todo o nosso coração, com todo o nosso entendimento e com todas as nossas forças, como nos ensina o primeiro mandamento; porque fora do amor de Deus não existe felicidade alguma.
 
Paz e Bem!
 
Frei Fernando Maria, OFMConv.