Não somos dignos para julgar ninguém.
* Mateus 7:1-2
Diz o seguinte:
Não julguem para que vocês não sejam julgados, pois da mesma forma que julgarem vocês, seram julgados, e a medida que usarem também será usada para medir vocês.
** Uma das coisas mas desagradaves, que nos tira do serio, é quando alguém aponta os nossos defeitos, ou os nossos pecados, de uma forma inconveniente e arrogante.
A palavra exortar, que muitas veses nós associamos a repreensão.
No contexto biblico, está relacionada a consolar, ajudar, confortar ou reerguer, um dos sinónimos da palavra exortar é convite, é você estimular alguém a fazer algoque você mesmo já esteja fazendo.
É totalmente improdutivel, quando você resolve em subir em um pedestal e apontar os defeitos de alguém.
É mas humano, quando nos aproximamos das pessoas com compaixão, e as repreendermos com amor, quando nos colocamos no mesmo nível.
A palavra de Deus diz; que todos nós somos pecadores, não adianta querer adoptar um discurso do tipo, eu sou um santo, e você é pecador, por isso, se esforce para ser igual a mim, o certo seria dizer: eu sou um pecador miserável como você, mas Jesus pagou pelo nosso pecado, tome posse do sacríficio dele em sua vida, assim como eu fiz, e faça as pazes com Deus, para juntos, nós possamos nos tornar mas parecidos com Cristo.
Quando um grupo de pessoas quiz aplicar o rigor da condenação em uma mulher adúltera, Jesus mostrou a eles, que todos eram pecadores também, e que ninguém tinha o direito de julga-la, álias, somente ele, Jesus, poderia apontar o dedo para o pecado dela, mas ele resolveu perdoa-la.
O que temos visto em nossas igrejas, é um excesso de rigor e disciplina, mas pouco amor e misericordia, é fácil falar dos erros alheios e ver as falhas dos outros, mas dificil é enchergar as nossas próprias falhas.
Os pecados ligados a área sexual, encomodam a Deus, tanto quanto, a vaidade, o orgulho, a fofoca, a avareza, a mentira, e a hipócresia.
Jesus ensinou que aquele que quer corrigir os outros e não corrigir a si mesmo, é
um hipócrita um dissimulador.
Que Deus se digne abençoar essas palavras em nossos corações.
Amém!