PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 24,13-35)(07/04/2021)
 
Caríssimos, quando tudo parecer obscuro, sem sentido, e quando sofrermos tentações e outras investidas do maligno; não podemos nos deixar abater, pois, Deus nunca nos deixa sozinhos mesmo que a realidade em nossa volta queira nos desenganar, queira tirar de nós à única virtude que nos faz resistir a tudo o que é contrário a vontade de Deus, ou seja, o amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.
 
De fato, quem encontra Jesus ressuscitado e segue com Ele até o fim, não tem tempo para as coisas fúteis deste mundo, nem para tentações ou pecados; é isto o que nos ensina esta liturgia de hoje, em que os discípulos de Emaús mesmo vivendo em meio à tristeza por causa da morte trágica de Jesus, que acreditavam ser o Messias enviado, continuaram cultivando a memória de suas palavras e de suas obras e por isso mesmo foram por Ele recompensados com a Sua aparição.
 
Na primeira leitura vemos Pedro e João darem ao paralítico de nascença a única riqueza que possuíam, ou seja, a graça da cura e libertação da paralisia que lhe fazia escravo de tal condição. Ora, e tudo isso fizeram pelo o poder do nome de Jesus ressuscitado a quem portava em suas almas para sanar as aflições dos que tanto precisavam, neste caso, o paralítico e todos os que testemunharam esse grande milagre.
 
Com efeito, todos os acontecimentos bíblicos são evidências da presença real do Senhor Jesus, que de Sua dimensão eterna, nos leva a conviver com Ele pessoalmente pela fé e a oração que são os meios indispensáveis para vivermos essa interação; o que o Senhor nos pede é que abramos as portas do nosso coração para o acolhermos e com Ele convivermos, pois, comungar Seu Corpo e Sangue, Sua Alma e Divindade, é fazer a mesma experiência da Sua ressurreição que os discípulos fizeram. 
 
Portanto, caríssimos, façamos também ao Senhor Jesus, o mesmo convite que os discípulos de Emaús fizeram: “Fica conosco, Senhor, pois já é tarde e a noite vem chegando!” De fato, ninguém faz um convite como esse ao Senhor sem que Dele receba alguma resposta como vimos nesse episódio. 
 
Destarte, pelo Sacramento do Batismo recebemos o Espírito Santo e com Ele todas as virtudes e todos os dons para interagirmos com o Senhor ressuscitado e também com aqueles a quem formos inviados para anuncia-lhes a alegria da Sua Ressurreição.
 
Paz e Bem!
 
Frei Fernando Maria OFMConv.