PADRE CIDO RESPONDE: “De quem descendem os árabes”

PERGUNTA

A Nalva – leitora do Jornal “O São Paulo” leu no livro do Gênesis a passagem em que Deus faz uma promessa a Abraão que de seu filho faria nascer uma grande nação. Ela pergunta: “Quem é esta nação hoje? Quem são esses povos descendentes de Ismael, filho de Abraão? Seriam os árabes, ou os muçulmanos?”

RESPOSTA

Nalva, a promessa feita por Deus a Abraão, e que é contada no livro dos Gênesis, não é outra se não a história de nossa salvação. Deus não desiste do homem, não desiste de nos tornar feliz e promete, assim que o homem se afastou dele pelo pecado, enviar um salvador.

Para preparar a vinda desse salvador, Deus promete a Abraão fazer dele um grande povo, uma grande nação. Esse povo é o povo de Israel que tem Abraão como pai.

E por que Abraão? Porque Abraão era um homem de fé que no meio de tantos povos que adoravam, um infinidade de deuses por eles criados, Ele, Abraão, adorava o Deus único e só a ele servia. Homem de fé que, segundo São Paulo, esperava contra toda esperança,

Abraão obedece a Deus, sai de sua terra, vai para onde Deus o mandou, continua crendo na promessa mesmo quando fica velho. Até que Deus lhe dá seu filho Isaaque, que depois será pai de Jacó que terá doze filho, cada um deles sendo o pai de uma das doze tribos de Israel

Está vendo, Nalva? (diz Padre Cido). Hoje para nós cristãos, o povo de Deus não é mais um povo pequeno no meio de outros povos. Israel continua sendo o povo de Deus e aguardando o salvador. Para nós, cristãos, o salvador já veio. É Jesus Cristo. A Igreja, então, formada de todos os povos, é o novo Israel. Nós cristãos, porém, continuamos a ter um grande carinho pelo povo de Israel, porque nossas raízes são judaicas, Jesus o salvador, nasceu no povo de Israel.

Os muçulmanos também são descendentes de Abraão e eles reconhecem isso. Eles seriam descendentes de Ismael, um filho de Abraão com sua escrava Agar, e não com Sara.

Em todo caso, fica aí uma triste constatação: o berço das religiões monoteístas é sacudido por guerras horríveis. Até quando?

* * *

O texto publicado foi transcrito do Jornal "O São Paulo"

edição de 30/10/2007

* * *

Padre Cido Pereira, juntamente com Cidinha Fernandes, comanda o programa: BOM DIA POVO DE DEUS” pela Rádio Nove de Julho, AM 1600 Kz de 2ª à 6ª feiras das 10:00 às 12:00 horas. Confira!!!

Antônio Oliveira
Enviado por Antônio Oliveira em 03/11/2007
Reeditado em 03/11/2007
Código do texto: T721431