Hierarquia Eclesiástica

Hoje em dia há uma disputa por poder dentro das Igrejas no mundo todo. Homens com o desejo de subir cada vez mais de “cargo” até chegar ao mais alto posto “pastor”. Isto é uma realidade, porém, não deveria. Biblicamente falando só há dois ofícios vigentes: Presbítero/Bispo e Diácono. 1Tm 3:1-2; 1Tm 3:12-13. Algo além destes é invenção do homem.

No início do Ministério de Jesus Cristo, ele escolheu para si doze apóstolos. Doze homens que o seguissem e passasse adiante tudo aquilo que lhes foi mandado, como afirma o texto de Mateus 28:19-20: "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado..." Contudo o serviço apostólico exigia ainda mais do que isto. Era dever deles também cuidar da vida material da Igreja. Era um serviço demasiado apenas para aqueles doze, como vemos no texto de Atos 6:1-2: "Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano. E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas". E então a parti dai veio a instituição dos Diáconos. Atos 6:3-6: "Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia; E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos". Então agora era dever dos Apóstolos fazer discípulos e cuidar da vida espiritual da Igreja, ao passo que os Diáconos cuidariam da vida material e assim foi feito. Contudo, com o passar do tempo os Apóstolos foram envelhecendo e antes de morrerem, fizeram sucessores aos quais estes ficaram responsáveis pelo ministério da palavra, a saber: os Presbíteros. Podemos vê isto no texto de 3 João 1:1: "O Presbítero ao amado Gaio, a quem eu amo na verdade". Esta pequena passagem nos é suficiente para extrair a seguinte informação: João reconhece que os Bispos/Presbíteros são os sucessores naturais dos Apóstolos no ministério da palavra, uma vez que sendo ele Apóstolo se apresenta como Presbítero e se dirige à outro Presbítero, Gaio. As Constituições Apostólicas VII.46.9 registram que Gaio foi feito bispo de Pérgamo.

Então agora sabemos que os ofícios de Bispo/Presbítero e Diácono são um desdobramento do serviço apostólico. Não há hierarquia. O Bispo não é mestre do Diácono, e ser Diácono não é estágio para ser Bispo. Cada um possui a sua autoridade eclesiástica e são responsáveis por cuidarem da vida da Igreja. Os Bispos da vida espiritual e os Diáconos da vida material.

________________________________________________________________________________

Palavras-chave: Ofício, Igreja, Diácono, Bispo, Presbítero, Hierarquia, Apóstolos