A filosofia mais bonita

Ainda que se for só uma filosofia, é a mais bonita já escrita. Essa frase foi dita em algum dos muitos vídeos que assisti do pastor Caio Fábio, ao passar, de forma muito humilde, a sua sincera visão do evangelho. Por algum tempo eu refleti sobre isso, tentando entender qual seria a mensagem que mudou a forma de vermos o mundo. Não sou especialista sobre o tema, mas como um leigo, quando paro para pensar nas antigas mitologias, elas apresentam deuses que, de modo geral, são distantes da humanidade e lutam em causa própria. Quando paro para pensar em um universo de energia em que o bem e o mal são forças opostas que mantém o equilíbrio, também sinto como se estivéssemos abandonados, deixados a deriva de um vasto oceano de ondas nunca se acalmam. Quando penso em lei do retorno, vejo que em mim, por mais que eu lute por ser uma pessoa melhor, sempre terá algo a ser melhorado. Assim, parece que seremos deixados em uma constante evolução e a dor faz parte do processo de reconhecimento do que é bom. Continuo a enxergar a Deus como um reflexo de mim mesmo, já que estou colhendo as recompensas dos meus próprios atos se for bom, e pagando uma punição se for ruim. Deus continua distante e não se importando. Contudo, o evangelho mostra que somos parte de um plano maravilhoso e que todos fomos chamados a fazer parte. E o melhor, nesse plano, não existe concorrência. Todos ganham. Claro, a primeira coisa que nos vem a cabeça é, e o mal nessa coisa toda? Se somos parte de um plano, onde está a parte maravilhosa, só temos destruição. De fato, o mundo não é bom. E é muito difícil explicar o sofrimento. Não me atrevo a tentar explicar nem mesmo compreender. Mas a mensagem nos deixa uma palavra de esperança, o sofrimento vai passar. Como eu sei que vai passar? porque a pessoa que diz isso é o responsável pela existência. E essa mensagem é para todos. Para quem acredita em astrologia, a mensagem é de quem pode fazer surgir no tempo certo as constelações. Para quem acredita em mitologia, é aquele a quem os relâmpagos obedecem, sopra os ventos pela terra, é o pai do orvalho da manhã, quem dá luz a geada que cai do céu e determina até onde podem ir as ondas do mar. Para quem é filósofo ou romântico, é aquele que que deu sabedoria ao coração e entendimento à mente. Deus não está distante, a todo o dia ele nos convida a fazer parte do plano que com muito carinho ele elaborou para nós, e o melhor, ele te oferece de graça.

Marco Parede Vicentini
Enviado por Marco Parede Vicentini em 21/01/2021
Código do texto: T7165384
Classificação de conteúdo: seguro