O que o relato bíblico de José nos ensina?

José era o filho mais novo de Jacó e, por ser muito amado por este, acabou despertando a inveja dos seus irmãos. Afinal naquela época era muito comum o amor do pai pelo primogênito, mas como José nasceu na velhice de Jacó, ele o amava mais e tinha mais zelo por ele. Para completar, José tinha sonhos nos quais ele sempre era visto como mais importante que seus irmãos.

Então os irmãos acabaram planejando uma cilada para José e ele foi parar no Egito. (LEIA O RELATO COMPLETO – GÊN. CAP. 37 AO 50). Lá, José mesmo fazendo tudo corretamente aos olhos de Deus (A BÍBLIA DIZ VÁRIAS VEZES “O SENHOR ERA COM JOSÉ”), ele foi falsamente acusado pela mulher de Potifar e acabou sendo preso.

Mas a gente pode se perguntar, "por que Deus deixaria José, seu servo fiel, passar por injustiças e se tornar cativo em terras estrangeiras?"

A resposta é simples e direta: tudo ocorre conforme os propósitos de Deus.

Muitas vezes nos vemos em meio a coisas tão terríveis que nos perguntamos se Deus realmente está conosco e chegamos até mesmo a questionar sua existência. Será que isso também não aconteceu a José? Quem sabe! Mas nessas horas é preciso buscar conforto em Deus porque somente Ele é soberano e poderoso e permanecer fazendo Sua vontade como José fez, apesar de tudo. (Mesmo após ter sido enganado e traído pelos irmãos, José não se irou contra Deus e continuava temendo-o e fazendo Sua vontade GÊNESIS 39:9)

José e sua família poderiam ter morrido durante o período de fome que assolou o mundo (GÊNESIS 41:57), mas o fato dele ter passado por toda aquela situação de ter sido vendido por seus irmãos e injustiçado pela esposa de Potifar contribuiu para que ele se tornasse a figura principal que livraria ele próprio e sua família da fome e talvez até da morte.

Nós, dentro de nossa imperfeição, não conseguimos saber dos desígnios de Deus, mas Ele planeja tudo da melhor forma possível e mesmo que não possamos no momento de dor e de angústia entender o porquê das coisas, devemos ter em mente que tudo ocorre conforme os planos do Senhor.

Deus abençoe a todos!

Patrícia Sann
Enviado por Patrícia Sann em 14/01/2021
Reeditado em 14/01/2021
Código do texto: T7159766
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.