Os dez segredos de Medjugorje

Atenção: completam-se no próximo dia 24 de junho, deste ano de 2021, quarenta anos do início das Aparições da Virgem Maria na localidade de Medjugorje, na Bosnia-Herzegovina, que então fazia parte da Iugoslavia, uma federação de nações balticas formada pelo líder comunista Marechal Tito.
A federação se esfacelou numa guerra civil nos anos 90 e hoje a Bosnia-Herzegovina é um pequeno país europeu.
Desde os primeiros tempos Nossa Senhora fez revelações a Mirjana Soldo e os demais videntes (são seis ao todo) sobre o futuro da humanidade e os duros acontecimentos que estavam para vir. Fenômenos diversos de ordem sobrenatural vêm ocorrendo no local em apoio à veracidade das aparições.
Estas revelações particulares não constituem dogmas de fé, todavia os sinais de autenticidade e os frutos espirituais grangearam o respeito dos fiéis, sacerdotes inclusive.
Afinal, a Virgem apenas pede o que insistentemente vem pedindo há décadas: oração (sobretudo o terço diário), penitência, jejum, fugir dos pecados (também os da carne), prática da caridade, já pediu também para cuidar da natureza.
Existem dez segredos em Medjugorje e Mirjana Soldo foi escolhida para os revelar aos poucos. Acredita-se que isto começará a acontecer depois que se completarem os 40 anos do início dos fenômenos na Colina das Aparições. Mirjana sabe o dia, mês e ano de cada um.
Todavia, embora até o momento nenhum segredo haja sido revelado em sua essência, alguma coisa já foi adiantada.
Os segredos 1e 2 parece que são propriamente avisos dirigidos à consciência da humanidade. O terceiro segredo será um "sinal visível e permanente" que surgirá na colina e não poderá ser removido. Uma grande chance para as pessoas que não querem crer e nem se arrependerem dos seus pecados; um prodígio que chamará para o reavivamento da Fé.
Não há, que eu saiba, informação sobre os segredos 4, 5 e 6.
O sétimo segredo é por certo um grande castigo que cairia sobre a raça humana. Felizmente, porém, já sabemos que este castigo foi grandemente atenuado pelas orações e pelos sacrifícios dos crentes. Virá sim, mas já não tão forte.
Os três últimos segredos parece que se referem a grandes castigos que descerão para o mundo e o último principalmente será especialmente grave. Pode tratar-se dos tão falados "três dias de trevas". Afinal Nostradamus (e antes dele o livro biblico do Apocalipse) já falava de algo assim. Especula-se uma troca de posição do pólo magnético da Terra ou a interposição de um astro intruso (a Estrela de Absinto do Apocalipse, o "monstro" de Nostradamus ou os hoje falados Niburu, Hercolubos, Planeta X ou Nemesis) entre o Sol e a Terra. Mas isso por enquanto é especulação e, afora sua gravidade, não sabemos ainda o que será o décimo segredo. Mas, após estes gravíssimos acontecimentos a Humanidade que então viverá sobre a Terra (reduzida talvez à terça parte em número de habitantes!) irá se voltar em peso para Cristo, naquela que já chamamos a Era Marial, de grande triunfo para a Igreja.
A Fé e a Razão, porém, imploram que levemos a sério os apelos celeste. A Virgem Maria está defendendo a raça humana dos demônios e apontando firmemente a Jesus Cristo, único caminho aberto para a redenção dos seres humanos.
"Rogai por nós, santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo".