O Silêncio de Jesus

Por Nemilson Vieira (*)

12 — E, sendo acusado pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos, nada respondeu.

13 — Disse-lhe então Pilatos: Não ouves quanto testificam contra ti?

14 — E nem uma palavra lhe respondeu, de sorte que o presidente estava muito maravilhado (Mateus 27:12-14).

Os momentos em que Jesus silenciou-se no exercício do Seu Ministério, foram instantes de extremas sabedoria e grandeza!

O Seu silêncio nas diversas ocasiões que aconteceu foi cheio de significados necessário; nos ensinou lições preciosas para a vida.

O silêncio de Jesus deve ser motivo de estudos, debates, mensagens, artigos…

Uma preciosidade para os interessados pelo tema; teólogos, pregadores, leigos... Embora enigmáticos é uma rica oportunidade de aprendizado.

O fragmento citado no topo desta matéria é um desses exemplos. Imensurável ensino deixado no final da Sua existência terrena, que nos diz grandes verdades que precisariam ser mais pesquisada.

Este silêncio de Jesus no processo do Seu julgamento, foi uma das Suas atitudes, dentre tantas outras, dum extremo significado, sem dúvidas! Daria assunto para grandes obras literárias.

As autoridades envolvidas: Caifas, Pilatos, Herodes, sacerdotes, escribas, farizeus, acusadores…

Muito deles com poderes de decisão, estavam sequiosos para ouvir muitas coisas de Jesus Nosso Senhor, nos interrogatórios…

No momento oportuno, sub judice, o Mestre dos Mestres foi conduzido aos seus inquisidores, mas nada 'falou.'

Contrariou as suas expectativas; uma enorme frustração principalmente aos maiorais!

Não quis dizer nada na Sua defesa! O Advogado dos Adevogados não advogou em causa própria.

Ainda há questionamentos do porquê? — Dessa atitude inesperada do Salvador da humanidade em silenciar-se diante daquelas autoridades.

Creio que o silêncio de Jesus fora daqueles de quem já havia dito tudo sem, no entanto, ser ouvido principalmente por muitos daquela corte julgadora e torcedores da Sua condenação!

Ainda bem que Jesus, mesmo naquela situação humilhante não deixou de exercer a liberdade de expressão na atitude do Seu 'silêncio'. — Nos comunicamos também com o silêncio.

Maltratado aceitou a humilhação e não abriu a Sua boca — Isaías (53, 7).

— Ao invés de falar tudo o que Lhe havia de direito, decidiu ficar mudo.

No Seu tempo de se 'calar' cumpriu a Sua Palavra que diz "haver tempo para tudo." — Bíblia.

Precisamos da sabedoria de Deus nas nossas vidas para falarmos o necessário a quem nos quiser ouvir de fato e, nos calarmos, no tempo certo, aos que desejam nos condenar sem motivos; sem justa razão e ilibada autoridade para isso.

O que mais conta desse episódio é que, o “ Seu silêncio o levou a assumir a penalidade da nossa condenação para nos salvar.”

*Nemilson Vieira

Acadêmico Literário.

(18:12:20)