Pecadinho e Pecadão. Existem Diferentes Graus de Pecado?

Sim, existem! Mas calma, vou discorrer a respeito do assunto!

Partirei de dois pressupostos aplicáveis: a lógica e os registros testificadores das Escrituras.

Começando pelo pressuposto da lógica (começo por este, porque dos dois pressupostos, este é o único que não é inerrante e pode ser questionado), podemos observar alguns aspectos bem pertinentes. Por exemplo, não dá para dizermos que roubar um pão é tão grave quanto estuprar uma criança. Não dá para dizermos que odiar alguém é tão grave quanto matar alguém. Não dá para dizermos que cobiçar uma mulher que não seja sua é tão grave quanto cometer incesto. Veja bem, não estou amenizando um pecado em detrimento do outro; estou apenas pontuando a gravidade dos pecados em relação às suas respectivas consequências. É tanto que perante à Lei de Deus, as punições eram relativizadas de acordo com a gravidade das faltas cometidas.

O segundo pressuposto, são os registros testificadores das Escrituras. Há textos que evidenciam claramente o fato de que existem diferentes graus de pecado.

Seguem algumas referências:

“Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; MAS A BLASFÊMIA CONTRA O ESPÍRITO NÃO SERÁ PERDOADA AOS HOMENS.

E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; MAS, SE ALGUÉM FALAR CONTRA O ESPÍRITO SANTO, NÃO LHE SERÁ PERDOADO, NEM NESTE SÉCULO NEM NO FUTURO.” - Mateus 12:31,32.

Se há pecado que pode ser perdoado e há pecado que não pode, logo, podemos concluir que o pecado que não pode ser perdoado é mais grave!

“Respondeu Jesus: Nenhum poder terias contra mim, se de cima não te fosse dado; mas aquele que me entregou a ti MAIOR PECADO TEM.” - João 19:11.

“Se alguém vir pecar seu irmão, pecado que não é para morte, orará, e Deus dará a vida àqueles que não pecarem para morte. HÁ PECADO PARA MORTE, E POR ESSE NÃO DIGO QUE ORE.

Toda a iniqüidade é pecado, E HÁ PECADO QUE NÃO É PARA MORTE.” - 1 João 5:16,17.

Apesar do texto bíblico não dizer claramente qual é o pecado para a morte, há alguns teólogos que creem que o pecado para a morte é a blasfêmia contra o Espírito Santo. Eu inclusive, me encaixo nessa categoria de intérpretes da Bíblia.

Portanto, podemos sim dizer sem nenhuma dúvida que há diferentes graus de pecado. Podemos sim dizer que existe o pecadinho e o pecadão!

Contudo, devemos tomar muito, mas muito cuidado para não acharmos que os pecados mais graves são inescusáveis e os menos graves escusáveis, pois ambos são Pecado perante Deus e tornam o homem culpado e digno de ser condenado.

Por isso, devemos nos arrepender de todos os nossos pecados, sejam eles menos graves ou mais graves, porque todos eles são ofensas diretas à Santidade de Deus! Em Deus não há nenhuma mácula, logo, Ele não tolera nem a mais “sutil” transgressão!

Achar que porque cometemos um pecado menos grave nos isenta do arrependimento e do perdão de Deus, é um dos principais triunfos do Pecado, que tem como principal objetivo distorcer a Verdade de Deus e enganar o homem levando-o a cometer os delitos pertencentes à sua natureza!

O homem que não se perturba por cometer pecados leves é como um dependente químico de drogas que começou pela maconha, depois passou para a cocaína, depois para o crack, e assim sucessivamente até ficar louco ou vir à morte!

.

Palavras - chave: pecado, homem, Deus, teologia, oração, morte, vida, perdão, espírito.

Jhon Guimarães
Enviado por Mateus Paz VDM em 26/10/2020
Código do texto: T7096835
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.