FAMÍLIA: IDÉIA DE DEUS

"Digno de honra entre todos seja o matrimônio,

bem como o leito sem mácula;

porque Deus julgará os impuros e adúlteros" (Hebreus 13:4).

A família é a mais antiga e a mais básica das instituições humanas.

Tanto na cultura israelita (Antigo Testamento); Quanto na cultura helênica (Novo Testamento), a estrutura da família consistia dos pais e filhos, parentes de várias gerações, servos e, mesmo, amigos,

dependendo dos recursos econômicos do chefe da família.

A bíblia acentua sua importância como uma unidade espiritual e base do treinamento para o caráter adulto maduro.

A Bíblia descreve uma clara estrutura dentro da família, pela qual o marido conduz a esposa e os pais conduzem os filhos.

Porém, como toda liderança deve ser exercida como uma forma de ministério, ao invés de uma tirania, esses papéis de liderança devem ser cumpridos em amor (Efésios 5:22-6:4; Colossenses 3:18-21; 1 Pedro 3:1-7).

O quarto mandamento exige que o chefe da família conduza toda a sua família na observância dia de descanso

- sabatt na língua hebraica,

diferente de saturday no calendário ocidental = dia do deus saturno.

Ou seja: um dia de descanso para exame de consciência sobre como anda o relacionamento com o seu Criador.

O quinto mandamento exige que os filhos respeitem os pais e se submetam a eles (Êxodo 20:8-12; Efésios 6:1-3).

O próprio JESUS (enquanto homem) deu exemplo disso quando criança

(Lucas 2:51). Mais tarde, ELE se opôs ferozmente a supostos gestos de piedade que, na realidade, eram formas de evitar a responsabilidade para com os pais (Marcos 7:6-13), e SEU último ato na condição de ser humano (antes de morrer), consistiu em tomar providência quanto ao futuro de sua mãe (João 19:25-27).

A família deve ser uma comunidade de ensino e aprendizado a respeito de DEUS e da piedade.

As crianças devem ser instruídas

(Gênesis 18:18-19; Deuteronômio 4:9; 6:6-8; 11:18-21; Provérbios 22:6; Efésios 6:4) e encorajadas a usar essas instruções como base para sua vida (Provérbios 1:8; 6:20).

A disciplina deve ser usada como forma de treinamento corretivo

para conduzir as crianças para além de tolices pueris, à sabedoria do domínio próprio (Provérbios 13:24; 19:18; 22:15; 23:13-14; 29:15, 17). Assim como na família de DEUS a intenção é disciplinar com amor (Provérbios 3:11-12; Hebreus 12:5-11), assim também deve ser na família humana.

A família foi instituída para funcionar como uma unidade espiritual.

A páscoa, no Antigo Testamento, era uma cerimônia da família

(Êxodo 12:3).

Josué estabeleceu um exemplo quando disse: "Eu e a minha casa serviremos ao Senhor" (Josué 24:15).

As famílias se tornaram as unidades de dedicação cristã nos tempos do Novo Testamento (Atos 11:14; 16:15, 31-33; 1 Coríntios 1:16).

A aptidão dos candidatos a oficiais, na igreja, era avaliada verificando se eles governavam bem a própria família (l Timóteo 3:4-5, 12; Tito 1:6).

Desenvolver uma vida familiar forte é sempre uma prioridade no serviço de DEUS!!!

A mensagem foi aperfeiçoada em 17/07/2009.

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 25/10/2007
Reeditado em 17/07/2009
Código do texto: T709526
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.