Por que Precisamos Interpretar as Sagradas Escrituras?

Nem todos se apercebem do fato de que toda leitura de um texto envolve um processo de interpretação do mesmo. Não existe compreensão de um texto sem que haja interpretação, mesmo que esta leitura seja do jornal e o processo de interpretação aconteça inconscientemente.

Sendo um texto, a Bíblia não foge a esta regra. Cada vez que a abrimos e lemos, buscando entender a mensagem de Deus para nós, engajamo-nos num processo de interpretação.

Como Palavra de Deus, a Bíblia deve ser lida como nenhum outro livro. Mas, tendo sido escrita por homens, ela deve ser interpretada como qualquer outro livro. Além disto, a Bíblia está distante de nós em diversos aspectos, como veremos adiante, o que faz com que nossa leitura dela exija um esforço consciente de interpretação.

Ler a Bíblia, em certo sentido, é diferente de lermos a revista Veja.

Há muitas pessoas que ficam desanimadas com as controvérsias e as polêmicas que existem nos meios intelectuais onde se estuda a Bíblia. Elas consideram desnecessário o estudo mais sério da Bíblia. Alguns até pensam que estudos acadêmicos da Bíblia são uma barreira à espiritualidade e ao crescimento da Igreja.

Podemos entender a atitude de pessoas assim, pois realmente existe muito academicismo e intelectualismo árido e infrutífero em muitos círculos evangélicos.

Por outro lado, rejeitar o estudo da Bíblia não vai resolver o problema, pois continuamos diante de um texto antigo, distanciado de nós, escrito em outras línguas e que precisa ser interpretado para poder ser entendido. Alguns dizem: "Vamos deixar de lado estas questões e simplesmente ler a Bíblia como ela é".

Infelizmente, uma leitura assim não é possível. Não existe leitura e entendimento de um texto sem que haja interpretação, mesmo que esta interpretação se processe de forma inconsciente.

________________________________________________________________________________

Palavras-chave: Deus, Bíblia, Interpretação, Leitura, Estudo, Igreja, Texto, Livro