“....assim na terra como no céu. Mateus 6.10

Deitado eternamente em berço esplendido! Acredito que essa frase sintetiza o desejo de grande parte das pessoas que almejam ir para o céu. As lutas que passamos aqui fora do Éden, em uma terra que produz “cardos e abrolhos” (Gn 3.18), em um mundo onde comemos o pão com o “suor do rosto”, nos leva naturalmente a um desejo de sair daqui e buscar um lugar de descanso, um refúgio dessas batalhas diárias. Desta forma, no imaginário popular predomina a noção de que Deus vai levar as pessoas para o céu e lá viveremos por toda a eternidade sem fazer mais nada, como se tivéssemos aposentados, ou “deitado eternamente em berço esplendido”. Porém, como bem afirmou N.T. Wright, “no cristianismo do século I, o importante não era pessoas indo da terra para o reino celestial de Deus, e sim, conforme Jesus nos ensinou a orar, que o reino de Deus viesse à terra como é no céu”. Se observarmos atentamente as palavras de Jesus vamos chegar a essa conclusão de que Deus fez o homem para habitar aqui na terra. Essa ideia é bem desenvolvida nos salmos quando se diz que, “Os céus são os céus do SENHOR, mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens. (Sl 115.16), e mais, “que é o homem, que dele te lembres? E o filho do homem, que o visites? Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste. Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste: ovelhas e bois, todos, (Sl 8.4–7). Esses salmos ecoam o mandato cultural de Gênesis onde depois de formar um jardim, Deus coloca o homem que criou ali para guardar e cultivar. Nosso Senhor Jesus abordou também esse tema dizendo que “que os mansos herdarão a terra” (Mt 5.5). O apostolo João em suas visões registradas no livro de apocalipse fala de uma cidade que vem dos céus, e não que irá para lá. A oração do Pai nosso portanto nos conduz para uma forma diferente de pensamento onde ao invés de desejar ir para o reino celestial, ao invés de buscar sair deste lugar de lutas e aflições, almejamos que esse reino venha aqui, seja implantado para que a vontade do Pai que é boa, perfeita e agradável seja cumprida em nossas vidas, assim na terra como é no céu. Quando Jesus disse que teríamos aflições no mundo, a instrução que se segue é para que tenhamos bom ânimo, pois afinal de contas ele venceu o mundo, e isso Jesus fez se submetendo a vontade do Pai, na terra como é no céu. Nosso desafio diante dessa declaração é buscar a orientação de Deus para todas as áreas de nossas vidas, para que sua vontade seja feita aqui na terra como no céu!

Rev. Marcelo Junio

Marcelo Junio Silva
Enviado por Marcelo Junio Silva em 08/10/2020
Código do texto: T7082877
Classificação de conteúdo: seguro