A VINDA DO REINO DE DEUS E O DIA DO FILHO DO HOMEM- LC.17,26-37

Neste evangelho, Lucas nos conta a passagem onde, Jesus fala da sua Segunda vinda, aos que o seguiam. Se reportando a Noé e sua Arca, pinta um quadro bastante chocante, quando diz que todos foram convidados por Noé para subirem na Arca; predizendo-lhes o fim dos tempos, com o dilúvio que estava prestes a desabar sobre a terra e, inundá-la totalmente. Durante todo o tempo que levou para construir a enorme Arca, Noé insistia com todos que se preparassem, porque o fim estava próximo. A maioria das pessoas gozou muito com a cara dele e, levando a vida da maneira mais sem sentido, continuaram a viver sem lembrarem-se de Deus. Poucos foram os que acreditaram no pré -anúncio de Noé, que , mesmo assim, continuou a construção e a pregação para quem quisesse ouvi-lo e segui-lo. E, um dia, veio o dilúvio e os que acreditaram salvaram-se e os muitos que não acreditaram morreram. Choveu quarenta dias e quarenta noites.

Assim, nós vivemos nos dias atuais; onde a sociedade do mundo inteiro está caminhando como aqueles daquele tempo. O tempo passou, tudo recomeçou e o Criador teve, de novo, de capacitar profetas para apregoarem os avisos que alertavam, da caminhada errada que, outra vez, vinham empreendendo na direção do pecado, envoltos em meio ao mal. O povo reincidia no comportamento que o afastava de Deus e, saía dos ensinamentos que Ele os enviava através dos profetas. Tudo voltava a estaca zero, aos tempos de Noé. As pregações dos profetas eram constantemente presentes no meio da sociedade e, embora todos ouvissem, poucos as acatavam e procuravam mudar de vida mas, a maioria, não ligava para as palavras dos profetas. E, assim, o Pai , sempre Misericordioso, tentou de várias maneiras salvar as suas criaturas, aquele povo de cabeça dura. Como tudo foi se agravando descontroladamente, Ele envia seu Filho Jesus ao mundo, para salvar a todos os que O ouvissem e colocassem em prática os seus ensinamentos. Pois bem, foi morto, crucificado como o mais vil dos seres humanos; foi cuspido, escarrado; batido e surrado; tudo sofrendo por amor às criaturas, para as quais, Deus criou o mundo. Aqueles que ouviram e que ouvem, ainda hoje a sua voz, serão salvos e, os que não viverem segundo às suas palavras, serão condenados.

E, daí, olhemos à nossa volta e depois estendamos esse nosso olhar para todos os lugares e, meditando, reflitamos : “Como está o mundo hoje ? “ Será que Jesus terá que antecipar - se às escrituras e vir pela segunda vez, como Ele prometeu? Por tudo o que vem acontecendo, que foge à nossa formação cristã. Pelas barbaridades que estamos presenciando nos dias atuais. Pela falta de amor, instalada em meio às sociedades. Pela falta do respeito mais comum que é o respeito aos pais Pela falta de carinho. Pela falta da verdade, que hoje é muito mascarada. Pela falta de perdão, porque a humildade está escassa. Pelas coisas más e ruins. Pelos crimes que crescem assustadoramente, como se o ser humano estivesse transformado em caça. Pela mentira que se torna verdade para os que a usam sempre para enganar e tirar proveitos próprios.Pela falta de vertgonha. Nos roubos desenfreados que acontecem em todos os lugares e, absurdamente, até na casa dos mais pobres e miseráveis. Vemos, sentimos em tudo isso, que estamos chegando aos tempos do salve-se quem puder, como prenúncio de um novo fim; a história se repete... Jesus sempre dizia :”Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça.”

Poucos, como nos tempos de Noé, nos tempos dos Profetas e nos tempos de Jesus, são os que procuram viver mais no espírito do que na carne, para poderem ouvir e dar crédito às suas santas palavras, através dos avisos e das graças que recebem durante a sua caminhada na vida

PROMESSAS DE JESUS

"Aquele que ouve a nossa voz, Eu e o Pai faremos nele a nossa morada" !!! "Aquele que segue os Mandamentos, ainda que morra, viverá eternamente" !!!

Bene – (BGJ) Ctba. 23/10/07- Recanto das letras