TUDO É PURO PARA OS PUROS (Reflexões)

Texto estraído do livro "REFLEXÕES COTIDIANAS" ainda não editado

Na carta que o apóstolo Paulo envia a Tito, ele recorda das reco- mendações feitas a ele quando estiveram na ilha de Creta.

Na ocasião ele recomendava a Tito que cuidasse de organizar o que ainda restava para fazer; isto e, nomear em cada cidade os pres- bíteros das Igrejas, salientando para que não se esquecesse das suas recomendações que eram: Os candidatos teriam que ser pessoas corretas, esposo de uma única mulher, seus filhos deve-riam ser fiéis e não serem acusados de maus costumes nem de desobediência. Paulo reforça dizendo que a pessoa para administrar as coisas de Deus deverá ser correta, não ser arrogante, nem violento; não ter nenhum vício, principalmente o vício da bebida e nem almejar lucros desonestos.

Paulo diz que os escolhidos deverão ser hospitaleiros, bondosos, justos, piedosos, disciplinados e sobre tudo fiéis à fé verdadeira. Possuindo essas qualidades, certamente serão capazes de aconselhar segundo a sã doutrina e também de negar quando os contraditores se manifestarem.

Paulo se preocupa com os falsos profetas, Por isso recomenda a Tito para que alerte a população a respeito desses faladores e enga-nadores principalmente aqueles que vieram do judaísmo.

É preciso fazer com que eles se calem —diz Paulo — eles estão pervertendo famílias inteiras ensinando o que não devem, com a inten-ção vergonhosa de ganhar dinheiro. (Tt 1,11)

Paulo confirma o que o profeta deles disse a respeito da população da ilha de Creta e aconselha a Tito que os repreenda com firmeza, para que eles não acreditem nas mentiras proferidas por pessoas desviadas da verdade.

Aqueles que são puros de coração acreditam nas mentiras pronunciadas pelos impuros porque tudo é puro para eles que são puros. Por isso eles devem ser alertados para que não acreditem nas mentiras articuladas por esses falsos profetas que possuem a mente e a consciência corrompidas.

Paulo pede a Tito para que alerte o povo com relação àqueles que dizem conhecer a Deus, negando isso com seus próprios atos, desaconselháveis à fé cristã.

Antônio Oliveira (Paraibuna SP)

Antônio Oliveira
Enviado por Antônio Oliveira em 22/10/2007
Reeditado em 10/11/2007
Código do texto: T704474