Jesus, o Pastor e Bispo das Almas

1 Pedro 2.25

A necessidade do Deus Pai enviar seu filho unigênito Jesus foi para resgatar o ser humano do pecado e dar a salvação. Não foi para resgatar ovelhas ou outro animal que seja, então por que muitas vezes somos comparados a essa espécie mamífera e ruminante? A título de curiosidade as ovelhas foram domesticadas pelos humanos a partir da Idade do Bronze, ou seja, mais de três mil anos antes de Cristo.

Em pesquisa sobre a ovelha pode-se descobrir que se trata de um animal indefeso com audição baixa, olfato reduzido e a visão também é inferior quando comparado a outros animais ovinos. Não é à toa então que o Senhor pedia ao povo da antiga aliança: Ouça Israel! Jesus também dizia: quem tem ouvidos ouça! Ele está chamando nossa atenção não porque somos quase todos surdos, mas porque a falta de atenção faz com que não escutemos de forma adequada. Damos atenção para aquilo que é importante, para o resto nos fazemos de surdo (surdez seletiva, entende?) Não custa nada lembrar que a raiz da palavra obediência está relacionada com ouvir uma ordem.

Na primeira carta de Pedro no capítulo 1 versículo 25 diz: “Afinal, vivíeis como ovelhas desgarradas, porém agora fostes convertidos ao Pastor e Bispo de vossas almas”. Ao longo das Escrituras é muito comum a figura da ovelha que foge, se perde ou fica em situação de perigo. Há exemplo de Davi resgatando ovelhas de leões e ele mesmo na condição de salmista diz que o Senhor é meu Pastor e nada me faltará, ou seja, ele mesmo se enxerga como ovelha que está nas mãos de um Pastor. Voltando ao versículo, Pedro diz que as ovelhas estavam desgarradas, no original em grego a palavra tem a ver com estar fora do caminho.

Continuando na mesma passagem, a questão da conversão é interessante, podemos até dizer que a conversão nada mais é do voltar para o aprisco, para o rebanho do Senhor e nos juntar com outras ovelhas desgarradas que já foram resgatadas. O próprio Jesus contou a alegria e a importância que Ele dá a uma ovelha que se perde entre noventa e nove (Lucas 15). Uma vez no rebanho do Senhor estamos sob os cuidados de um Pastor que não nos deixará ser devorado pelos lobos, dará o sustento diário e nos guardará.

Só que além de pastor, Jesus também é Bispo, cuja palavra traz a ideia de supervisão (epíscopo). Lá no início escrevi que as ovelhas também têm uma visão inferior. Enxergamos até que bem, mas não temos uma grande capacidade de ver muito à frente, todavia quem está na supervisão (visão de quem está acima) consegue olhar quilômetros à frente e enxergar um lobo ou um precipício. Este versículo é um bálsamo, um motivo de confiança para nos entregarmos ao Pastor e Bispo que protege e cuida, além de nos guardar de perigos que estão a nossa frente mas que não conseguimos enxergar. Ouçamos a voz Dele para não nos perdermos.

29/07/2020

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 30/07/2020
Código do texto: T7020981
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.