O Sol Parou?

Ao dizermos que a Bíblia é verdadeira em tudo que afirma não estou negando que erros de copistas se introduziram no longo processo de transmissão do texto. Seria negar a realidade. A inerrância é um atributo dos autógrafos, ou seja, do texto como originalmente produzido pelos autores inspirados por Deus.

Muito embora hoje não tenhamos mais os autógrafos, pela providência divina podemos recuperá-los quase que em sua totalidade através da ajuda de ferramentas como a baixa crítica ou a manuscritologia bíblica.

Também não estou dizendo que os autores bíblicos receberam conhecimento pleno e onisciente acerca do mundo e das ciências, ao escreverem.

Eles se expressaram nos termos e dentro do conhecimento disponível naquela época, acomodando a verdade revelada em termos do que sabiam do mundo. Por exemplo: a crença popular na época de Josué sobre a cosmovisão era o geocentrismo, ou seja, a Terra era o centro e o sol girava em torno da Terra. Assim, eles dizia que o sol nasce num lado do céu e se põe no outro, ou ainda mencionam que o sol parou no céu (Josué 10:12-13).

Do ponto de vista rigorosamente científico estas declarações são inexatas. Por exemplo, no livro de Levítico, se diz que a lebre rumina e que o morcego é uma ave. Sabemos que as duas coisas não são verdade: lebres não ruminam e morcegos não são aves. Os autores bíblicos, entretanto, expressaram a verdade divina acomodando-se ao conhecimento de sua época, quando se pensava que o sol de fato girava em torno da terra, que todos os animais que mexiam com a boca após comer eram ruminantes e que tudo que tivesse asas e voasse era ave!

Nos tempos atuais o heliocentrismo, a teoria que a Terra gira em torno do sol é a crença popular no mundo, porém, o autor de Josué não tinha essa informação, ele se expressou com base no conhecimento disponível em sua época, contudo, a ciência já provou que é a Terra que gira em torno do sol e não o contrário. O sol não parou, o que parou foi a Terra. Dizer que "o sol se deteve" nos tempos de Josué é o mesmo que dizer que a Terra não fez o movimento de translação nos nossos dias!

__________________________________________________________

* Palavras-chave: Deus, divino, verdade, Terra, sol, heliocentrismo, geocentrismo, geografia, Mundo, Bíblia.

Mateus Paz VDM
Enviado por Mateus Paz VDM em 01/07/2020
Reeditado em 21/06/2022
Código do texto: T6993068
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.