Voltemos ao amor das 1° obras...

Em Lamentações de Jeremias 5.21¹ vemos um pedido desesperado por parte do profeta, onde ele grita e chora ao Deus dos exércitos pedindo renovo do povo israelita como era antigamente. O povo havia entrado numa apostasia onde não faziam mais a obra do Senhor com amor e dedicação e se esqueceram dos grandes livramentos ao qual o Senhor os tinha dado no decorrer dos anos... Não aceitavam mais as profecias do profeta Jeremias chegando ao ponto de o jogarem num calabouço e querer matá-lo. Esse fato fez com que Jeremias chorasse e pedisse ao Senhor a renovação do povo que estavam longe de Deus. (quando estamos longe de Deus, somos malfeitores, assassinos, idolatras e etc...).

Observando essa narrativa da vida do profeta Jeremias diante dessa situação em que pediu socorro ao Senhor, vejo nos dias atuais a mesma necessidade de pedir socorro a Deus, pois estamos vivendo dias onde o povo esta se apostatando da fé, do amor e da obra, vejo a urgência em clamar ao Pai a transformação do povo desta geração. Muitos hoje não crêem mais em milagres, acreditam apenas no próprio potencial, nas próprias finanças, como diz o salmista “uns confiam em carros outros em cavalos” ², todos estão centrados no próprio ego e assim estão se esquecendo das almas que necessitam de salvação, de uma palavra de amor e conforto, estamos sempre presos no sistema doutrinário de nossas igrejas, nossos empregos, bons salários, carros novos e não estamos nos apercebendo que JESUS CRISTO esta a porta.

Hoje um profeta só tem valor se for um exímio orador de uma eloqüência extraordinária e principalmente um pregador e praticante da “teologia da prosperidade”, os atuais pregadores estão se tornado verdadeiros animadores de platéia e consultores financeiros, pois suas pregações são totalmente de auto- ajuda espiritual e financeira, só pregam aquilo que o povo quer ouvir e não tenho visto mais aqueles que pregam o que Deus manda isso esta se tornando raridade nas igrejas, muitos preferem ser itinerantes ao invés de pastorear o povo, não querem ter compromisso ou responsabilidades com um determinado local.

Neste ano de 2010 estamos nos aproximando das eleições e muitas igrejas infelizmente estão se esquecendo de pregar o evangelho e de falar do amor e salvação, Jesus esta voltando e estamos nos preocupando com alianças políticas, levando homens para nos representar diante do senado e câmara e nos esquecemos que temos de levantar homens que se tornem verdadeiros missionários, pastores, evangelistas e profetas que levem a palavra de Deus e o conforto que o povo realmente precisa. Devemos sim ter bons homens de Deus envolvidos na política para nos representar, mas os pastores, profetas, evangelistas deve se preocupar em cuidar do seu ministério e sua chamada, pois foi pra isso que o Senhor os chamou para cuidar das almas. Deixemos as coisas deste mundo pra quem é do mundo e vamos cuidar das coisas que são do alto ³.

Ao observar a atitude do profeta Jeremias começo a ver que ele se preocupava com o destino da nação, um verdadeiro servo e Deus não permite que o povo se perca nos maus caminhos e nem se esquecer que Deus dos exércitos é o Senhor de nossas vidas. Somos pastores, ministros, evangelistas e profetas temos a obrigação de levar o povo a Deus, cuidar de cada um, buscar a restauração das nações, e o que nos falta nos dias de hoje é uma busca pala restauração e uma verdadeira comunhão com Deus.

Lendo e observando algumas biografias, vejo que nos séculos passado os missionários choravam, clamavam e se preocupavam com os povos que estavam se perdendo dos caminhos e principalmente aqueles que não tinham a Cristo como salvador, muitos de deles se dedicavam integralmente na missão e juntamente as esposas e filhos, o objetivo maior era levar o maior numero possível de almas ao Senhor, claro que o desejo de cada um era que todos que ouvissem a mensagem fossem direto para os braços do Pai e o mais interessante é que não apelavam para valores, sensacionalismo e sim pregavam a palavra de Deus, dizendo que pecado era pecado e que Jesus era o salvador do mundo.

Alguns nomes como; Martinho Lutero, John Huss, John Wycliff, John Bunyan, Hudson Taylor, Daniel Berg, Gunnar Vingren, Charles Finney e tantos outros que buscavam a verdade absoluta da Biblia e do Senhor para fazerem a missão em lugares que não se podia falar ou mesmo conheciam Jesus, e cada um desses tinha como única preocupação assim como a do profeta Jeremias que era a salvação do povo e o avivamento da nação, levando-os a Cristo.

Devemos assim como estes grandes homens de Deus voltar ao amor das primeiras obras e trazer o avivamento a nossa nação e em nossas igrejas, restaurar o amor pelas missões e a paixão pelas almas, temos de mudar nosso discurso, ao invés de pregarmos sobre prosperidade material, temos que falar do amor de Jesus, ensinar que o pecado afasta do povo de Deus e mostrar o verdadeiro caminho. Como podemos dizer que somos pastores se só apascentamos a nós, quando deveríamos cuidar e apascentar as ovelhas que o Senhor deixou em nossas mãos, precisamos ter atitudes de um verdadeiro servo e profeta do Senhor e não ter medo de falar a verdade que se encontram nas Escrituras Sagradas. Ao invés de pregarmos prosperidade vamos nos preocupar com as almas que estão se perdendo, vamos fazer igual ou ate melhor que os missionários dos séculos passados. Vamos analisar a vida dos primeiros missionários e tirarmos nossas conclusões de como devemos voltar as praticas das primeiras obras .

Vendo as atitudes de cada um desses homens, poderemos fazer nossas igrejas voltar ao primeiro amor pelas almas e missões. Do que adianta templos suntuosos, diplomas teológicos, doutores em divindade, PhD em bíblia e muito mais se não nos aplicarmos para levar a palavra e a salvação das nações, vejo quanto estamos acomodados nos nossos templos, nossas festividades internas, ensaios de grupos, congressos para nos mesmos sempre se lembrando dos nossos interesses e estamos nos esquecendo da verdadeira missão em que fomos chamados, ser um cristão verdadeiro, um servo do Senhor... Vamos acordar e voltar a fazer e praticar o IDE do Senhor.

Que cada um possa refletir no verdadeiro amor que Jesus nos ensinou e buscar a vontade do Pai, que é lavar a salvação aos perdidos. Estamos vivendo numa época, onde muito servos de Deus tem se afastado dos caminhos e indo por lugares que não agradam ao Senhor.

* Texto escrito e publicado em meu Blog no ano de 2010.

Autor: Pb. Edvaldo Martins Tiengo

Edvaldo Tiengo
Enviado por Edvaldo Tiengo em 27/06/2020
Código do texto: T6989112
Classificação de conteúdo: seguro