O Culto Reformado é Histórico!

Parte da riqueza da nossa identidade como cristãos é que somos salvos em um povo histórico. Como um jovem sem raizes cristã evangélica, a Igreja Reformada me atraiu com sua maravilha, seu mistério, sua historicidade na Teologia e na adoração.

Aprendi que, como cristãos somos salvos por Jesus e na Igreja de Jesus Cristo. Não somos deixados órfãos, mas nos unimos a uma nova família que se estende por todos os tempos e lugares, do céu à Terra. Então, quando nos reunimos para a adoração, unimo-nos em algo que é sagrado e totalmente diferente de tudo o mais, uma vez que a adoração transcende pessoas e tempos e está acima dos modismos do culto atual. Sermos salvos em um povo histórico significa que nos unimos à "grande nuvem de testemunhas" que veio antes de nos. (HB 12.1).

Por crê nisso, o culto reformado tem uma continuidade histórica com os seculos passados. O culto não é somente reformado conforme as Escrituras Sagradas, conforme vimos anteriormente, porém também informado segundo a história da Igreja.

Como seres humanos precisamos de história. O antigo poeta latino Cicero disse "manter-se ignorante das coisas que aconteceram antes de você nascer é permanecer uma criança".

Não podemos começar uma Igreja e decidir por nós mesmos como queremos o culto, ou pior ainda, como a comunidade em torno de nós quer que o culto seja. É importante saber o que a Igreja fez no passado e por que o fez.

A adoração reformada portanto é histórica porque nos liga ao passado, se comunica com o presente e nos levará em louvor diante do trono de Deus no futuro eterno!

__________________________________________________________

* Palavras-chave: Deus, igreja, culto, reformado, adoração, futuro, história, povo, família, cristãos, Jesus, cristão, evangélico.

Daniel R. Hyde
Enviado por Mateus Paz VDM em 31/05/2020
Reeditado em 31/05/2020
Código do texto: T6963511
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.