Comentário da Liturgia do Sábado  
                da 27 ª Semana Comum

         (Joel 4, 12-21;Sl 96(97); Lc 11,27-28)

 

 

Uma mulher do povo, talvez um mãe, representa com suas palavras o sentir popular. Pelo filho louva a mãe e vice-versa. Em termos de realista maternidade, faz eco à felicitação de Isabel e à predição de Maria (1,45. 48). Pode emprestar sua voz a uma humanidade que felicita Maria  que escutou e cumpriu ou deixou de cumprir, a Palavra de Deus.

Ser parente de Jesus, especialmente ter gerado aquela criança e a amamentado é uma glória. Mas ser seu discípulo é glória muito maior. Por ter dado  vida  corporal a Jesus, Maria teve uma glória muito grande.Mas a glória de Maria  tornou-se  tanto maior, porque creditou n Palavra de Deus e seguiu os ensinamentos de Cristo.

A maternidade engrandeceu Maria, mas sua santidade a tornou muito mais elevada. Maria foi a ouvinte por excelência ao contrário do povo de Deus que na 1 ª leitura não quis ouvi-lo. Maria é a discípula que teve compromisso com o Plano de Deus e com o Projeto de Jesus Cristo.

Para sermos discípulos é preciso que nos sintamos como Paulo aos pés de Gamaliel , como  Maria ,a irmã de Marta , aos pés do Senhor ou como a própria Maria Santíssima que renunciou a todos os seus planos para fazer unicamente a vontade do Pai.

Se queremos ser discípulos (as) precisamos ser sensíveis ao Espírito Santo e devemos sair da celebração da Eucaristia  para a missão, sermos de imediato evangelizadores. Peçamos sempre a Deus a graça de celebrarmos a Palavra, o santo sacrifício e partirmos a da mesa da palavra para a mesa da vida das pessoas.

Peçamos a Maria a sua santa intercessão e sejamos instrumentos nas mãos de Deus.


Com som em : 
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=692491