CORONAVÍRUS: Uma mensagem

AVISO: Este é um texto ENORME DE VERDADE e de cunho religioso/evangélico/cristão.

Se caso você não gosta desse tipo de conteúdo ou possui argumentos convincentes para discordar de mim, favor não continue a leitura ou simplesmente não tenha essa ação. Meu desejo é compartilhar uma palavra de Deus para quem precisa. De um que não gosta, existem dez que precisam ler tal coisa.

A PAZ DO SENHOR JESUS!

Sabemos que o mundo está enfermo. Sempre esteve, todavia no exato momento bem mais. E como cristão que professa fé evangélica faço parte dos muitos que foram peoibidos de cultuarem devido as medidas preventivas que o governo tomou para evitar aglomerações e com isso impedir a disseminação do vírus, haja vista seu contágio é, não apenas, alto, como também, não sabemos exatamente ONDE está o dito cujo Corona, se ali, se acolá, ou nas minhas roupas.

O fato é que por causa disso, muitos irmãos em Cristo optaram por ficar em suas casas assistindo com auxílio da internet (quem a possui) a cultos online e até a fazerem seu próprio culto doméstico. Nisto eu estou com minha namorada e futura esposa, a recantista ALLANA FERNANDES e aproveitando o contexto atual, resolvemos conversar sobre a palavra de Deus. Nisso ela queria tirar uma palavra. A princípio era só brincadeira, entretanto o Espírito Santo a inspirou de tal modo que a mensagem foi tão boa que resolvi compartilhar com vocês. E se ela tocar vosso coração de alguma forma, não se detenham em orar a Deus. (Achou que eu ia mandar compartilhar? Kkkkk).

Vamos à mensagem:

Texto

JOÃO 20;19-22

19. Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco.

20. E, dizendo isto, mostrou-lhes as suas mãos e o lado. De sorte que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor.

21. Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.

22. E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.

Jesus havia morrido na sexta feira e sepultado. Após a crucificação os discípulos sentiram medo da perseguição dos judeus e se trancaram dentro de casa. O texto enfatiza que

PORTAS ESTAVAM FECHADAS

ELES ESTAVAM COM MEDO

Porém, Jesus se apresentou a eles no domingo e falou-lhes ao coração. Cristo havia ressuscitado dentre os mortos ao terceiro dia, conforme Ele mesmo havia prometido em Lucas 18;31-33.

Nisso eles se acalmam.

Parece um pouco com nosso momento, não é mesmo?

Estamos vivendo TRANCADOS e COM MEDO. E não é sem razão.

O número de casos de pessoas infectadas aqui no Brasil e no mundo, os óbitos, os sintomas muito parecidos com uma gripe comum (coisa que quase todo mundo pega pelo menos uma vez por ano), os hospitais sem infraestrutura para receber as pessoas, o excesso de notícias, áudios, vídeos e mensagens de várias pessoas e canais, onde não sabemos mais o que é verdade e o que é mentira.

Devemos seguir a risca as recomendações. Higiene, prevenção, ficar em casa e evitarmos histeria.

Todavia, vejamos de outro prisma:

Muitos não poderão parar de trabalhar, de pegar transporte público. A vida no Brasil não é fácil (e por favor, não faça dos comentários desse texto palanque de política) porque no sabemos que a roda não irá parar de girar. A vida continua, mesmo com um inimigo oculto também voando pelo ar.

Porém, me dirijo a vocês com uma mensagem de esperança.

Jesus apareceu no meio dos discípulos.

Jesus sempre se faz presente onde houver dois ou três reunidos em seu nome.

"Mas e eu que moro só?" Alguém pergunta.

A resposta é:

"Eis que estou CONVOSCO TODOS OS DIAS ATÉ A CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS" (Mateus 28;20)

Jesus SEMPRE está presente onde alguém que o serve estiver. (JOÃO 12;26)

Quando Cristo aparece em meio aos discípulos, Ele fala com eles.

Ah, queridos. As vezes queremos ouvir uma palavra de tantas pessoas. Do marido, da esposa, do pai, da mãe, amigos, pastor, do médico. As palavras descem ao coração e ao íntimo da nossa alma.

Porém, um dia os soldados romanos tentaram prender Jesus, mas tiveram a má sorte (na verdade a bendita oportunidade) de ouvi-lO dizer no último dia da festa:

"SE ALGUÉM TEM SEDE, VENHA A MIM E BEBA. QUEM CRÊ EM MIM, COMO DIZ A ESCRITURA, RIOS DE ÁGUA VIVA FLUIRÃO DO SEU VENTRE (interior)" JOÃO 7;37,38.

Os soldados não puderam prendê-lo. Quando perguntaram o porquê não o prenderam, a resposta foi:

"NUNCA HOMEM ALGUM FALOU ASSIM COMO ESTE HOMEM" JOÃO 7;45,46

Jesus ainda fala através da sua palavra. Ele está falando comigo enquanto escrevo (digito) e com você enquanto lê essa mensagem. Ouça a voz de Cristo falando conosco.

Mas o que Ele fala?

"PAZ SEJA CONVOSCO"

Poderíamos discorrer aqui pelos diversos conceitos sobre O QUE É PAZ? Mas não é esse meu intuito. Porém assevero que existe "paz" e A PAZ".

Qualquer pessoa pode ter paz. Uma paz baseada em momentos (as coisas vão bem, família bem, saúde, finanças, etc), em filosofia de vida (Não ligar para tais coisas, pensar em outras questões) ou na própria personalidade (ser uma pessoa calma, tranqüila, que não se desespera, que é firme em seus propósitos, psicologicamente estável, etc).

Esse tipo de paz todos podem ter.

A PAZ... só Jesus traz.

João 14: 27. Deixo-vos A PAZ, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.

Jesus não nos dá paz, mas A PAZ. E Ele mesmo chama de MINHA PAZ. É a paz de Cristo Jesus.

Essa paz não é baseada em nada do que acontece ao nosso redor, nem na nossa filosofia de vida ou em nossa estabilidade emocional, mas na pessoa bendita de Cristo Jesus.

Essa paz vem de Deus, e tudo o que vem de Deus possui características e marcas divinas.

Essa paz é:

Poderosa

Restauradora

Curadora

Libertadora

Transformadora

Tanta coisa...

A bíblia chega a dizer que é uma paz que EXCEDE TODO ENTENDIMENTO (FILIPENSES 4;7).

Não é uma paz irresponsável, inconsequente ou tola. É algo que vem do Céu.

E por que ela é tão poderosa e tem essa influência sobre nós?

Porque essa paz não é:

Uma força

Uma energia

Um vento gostoso

Uma nuvem

Uma idéia nova

Essa paz é UMA PESSOA. CRISTO.

Efésios 2: 13. Mas agora em CRISTO JESUS, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. 14. Porque ELE É A NOSSA PAZ.

Nossa paz é uma pessoa e enquanto a presença dEle estiver conosco, sua paz estará conosco.

Jesus é o nosso PRÍNCIPE DA PAZ!

(ISAÍAS 9;6)

Davi no auge do seu desespero após ter pecado terrivelmente pediu coisas que nos mostram o que realmente vale na nossa vida:

"NÃO ME LANCES FORA DA SUA PRESENÇA" (SALMOS 51;10)

Pedro, quando foi confrontado por Jesus para abandona-lO respondeu:

"Para quem iremos nós? TU TENS AS PALAVRAS DE VIDA ETERNA" (JOÃO 6;68)

Perceba. Pedro não diz PARA ONDE, mas PARA QUEM.

Isso significa que o problema não é ONDE estamos, mas COM QUEM. E somente CRISTO pode nos dar a paz.

Nesse tempo de quarentena e pandemia muitos não sabem onde ir. Não estou falando de ir em médico. Se tiver os sintomas, vá imediatamente. A fé não exclui o bom senso. Porém a fé nos concede a graça da companhia de Jesus. Da presença bendito daquele que vem em nome do Senhor. Então por mais que o mundo esteja em caos, nós temos paz. Porque nossa paz vive! E nossa paz é Cristo!

Tendo me alongado nesses pontos, quero frisar três pontos do que Jesus disse:

PAZ SEJA CONVOSCO.

Nesse contexto, O QUE SIGNIFICA "PAZ"?

Três coisas:

1- Apaziguar.

Apaziguar o quê? Você sabe?

"É claro que sei, né. Apaziguar a gente que tá bem nervoso e tals".

NEGATIVO.

Com isso direi algo que pode até ofender, todavia necessito.

Deus estava irado!

Sim. Deus se ira.

O Deus que ama, abençoa, salva, também se ira, é justo, tira a vida e condena.

Por que? Porque Ele é SANTO.

E ser santo é ser:

INFINITAMENTE SEM PECADO

TOTALMENTE CONTRA O PECADO

NECESSITA URGENTEMENTE PUNIR QUEM COMETE-LO.

Sim. Ele pune PECADORES.

No inferno, criação do mesmo Deus que menciono, não há roubos, assassinatos, mentiras, etc.

Mas ladrões, assassinos, mentirosos. Deus condena pessoas.

"Ah. Lá vem você com esse discurso de ódio. Lá vem você com esse extremismo religioso."

Não leitor. Jamais. Eu te amo muito.

Porém quem ama precisa falar a verdade.

Sabia que se você for num médico com coronavírus e ele disser que você só tem um mal-estar... se você morrer, ou espalhar esse vírus pra alguém da sua família e essa pessoa morrer... de quem é a culpa?

Sim. Do médico.

Por quê?

Ele se negou a te dizer a verdade.

Doeu? Sim. Magoou? Demais. Assusta? Muito.

Porém a partir do momento que sabemos do problema, devemos encara-lo de frente e tratar com isso.

Assim é o nosso grande e maior problema.

Sim queridos. Nosso maior problema não é o CORONAVÍRUS. Não é nem a morte. Mas o pecado.

Um dia daremos conta diante de Deus.

"Mas eu sou isso. Não faço aquilo..."

O foco é:

Por causa do nosso pecado, por causa da nossa iniquidade, por causa da nossa rebeldia e recusa em aceitar que Cristo seja nosso Senhor e nós seus servos santos, Deus que nos deu a vida com o intuito de servi-lO e ama-lO, ao ver que estamos apenas vivendo para nós mesmos e recusando obedece-lo, Ele tem o direito de condenar.

E quer uma notícia horrível?

TODOS PECARAM E DESTITUÍDOS ESTÃO DA GLÓRIA DE DEUS! (ROMANOS 3;23)

Ninguém escapa. Eu sou o primeiro a merecer o inferno. Mais alguém?

Então, Deus estava irado COMIGO.

Vou repetir:

DEUS

ESTAVA

IRADO

COMIGO

E COM VOCÊ TAMBÉM... E COM RAZÃO.

A marca imunda do pecado que está cravada em nós como uma chaga no nosso coração (1 REIS 8;38).

Nossa sinceridade é mentira.

Nossa humildade é soberba.

Nossa sabedoria é loucura.

Nossas obras de bondade e justiça diante de Deus não são esmolas ou "acordos" que fazemos para Deus nos achar gente boa. Mas Ele considera TRAPO DE IMUNDÍCIA (ISAÍAS 64;6).

Se pudessemos viver pra sempre sem que houvesse um Deus "enchendo nosso saco sempre cobrando a gente" nós viveríamos. E com isso confirmamos que somos por natureza "Filhos da ira" (EFESIOS 2;3).

"E o que eu poderia fazer para que a ira de Deus fosse aplacada?"

RESPOSTA: NUNCA TER PECADO SEQUER UMA VIDA NA VIDA.

Consegue?

Por mais que tente, não conseguirá. Porque você nasceu com essa chaga dentro da sua alma.

Sua alma possui uma ferida feita pela raiz do pecado. Então tentamos de todo o jeito aliviar a "dor dessa chaga" que o pecado causou. E com o quê?

Com mais pecado.

E nisso apenas vamos irritando a Deus. Cada dia mais e mais. Mais e mais. Para que essa ira se aplacasse A ALMA QUE PECAR deveria morrer e pagar pelo pecado. (EZEQUIEL 18;4).

E sua ira vai se inflamando a tal ponto que não podemos descrever. E essa ira infinita, santa, justa, correta e onipotente cairá sobre todo aquele que fazer parte da lista do TODOS PECARAM.

Quer uma notícia pior? Você faz parte. Eu também. A flecha estava na nossa direção.

Então... o que eu posso fazer pra acalmar essa ira de Deus?

Resposta: NADA

E agora? O que fazer?

Por isso veio Jesus. Em carne e osso. Nasceu de uma virgem. Era Deus/homem. Viveu uma vida SEM PECADO. Foi condenado injustamente, crucificado e morto. E na hora em que Cristo morreu, Deus estava dizendo:

A MINHA IRA FOI APLACADA.

Porque Cristo, na cruz do Calvário tomou o meu e o seu lugar. Hoje em dia muitos fazem filmes sobre o sofrimento físico de Jesus. E de fato foi algo pavoroso.

Porém seu maior sofrimento foi ter que suportar todo o meu, o seu e o pecado de toda a humanidade sobre Ele e ainda por cima ter a IRA DE DEUS, que fora destinada a pecadores miseráveis como eu, você e toda a humanidade, cair sobre ELE, UM INOCENTE. E como Cordeiro mudo, Ele não reclamou.

Ah! Que amor é esse?

Onde Deus envia Seu próprio filho para morrer pelo nossos pecados? NUNCA MERECERÍAMOS! Mas Deus que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós mortos em ofensas e pecados, descarregou sua ira em Cristo e assim aplacou sua ira e agora por amor nos restaura e nos reconciliou juntamente com Ele.

O Deus que estava irado conosco, por Cristo Ele agora nos convida com amor dizendo:

VINDE A MIM TODOS...

O QUE VEM A MIM DE MANEIRA NENHUMA LANÇAREI FORA.

A PORTA DA SALVAÇÃO ESTÁ ABERTA PRA VOCÊ.

EU DESEJO TER COMUNHÃO COM VOCÊ.

SE VOCÊ SE ARREPENDER E CRER EM MEU FILHO E NA SUA PALAVRA, NÃO HÁ MAIS IRA, MAS PAZ.

Por isso Paulo fala:

Romanos 5: 1. TENDO sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;

Então quando Cristo se apresenta ao discípulos e diz PAZ SEJA CONVOSCO, Ele está dizendo:

EU APAZIGUEI A IRA DE MEU PAI. AGORA VOCÊS PODEM TER CONTATO COM ELE. AGORA VOCÊS PODEM ENTRAR EM SUA PRESENÇA E SENTIR MEU AMOR CUIDANDO DE VOCÊS.

Não fiquem com medo. PAZ SEJA CONVOSCO.

Sei que demorei muito nesse tópico, e se você ainda está lendo é muita coragem da sua parte. Saiba que o Espírito Santo está falando ao seu coração.

O que SIGNIFICA PAZ?

2 - Dívida paga.

Em hebraico (Caramuru explicaria melhor) SHALOM é oriundo da palavra SHALAIM. Quando uma pessoa devia alguma coisa a outra e essa dívida era paga, a palavra usada era SHALOM (paz pela dívida paga).

Jerusalém significa CIDADE (YERU) DE PAZ (SHALAIM).

Melquisedeque era rei de Salém (rei de PAZ).

Matusalém significa HOMEM DE PAZ.

Então quando Cristo se apresenta aos discípulos, Ele diz:

SHALOM!

O que quer dizer:

Tenham paz! A DÍVIDA FOI PAGA!

Que dívida?

Lembra que eu falei da questão do pecado?

O pecado nos deixava como "devedores" diante de Deus. Em nós faltava e Deus cobrava a justiça necessária. Fora que o pecado exigiria um preço a ser pago para a Justiça Divina: O SALÁRIO DO PECADO É A MORTE.

Pecou?

Está devendo.

Não pode pagar?

Paga morrendo.

Em nós não havia condições de pagar essa dívida, pois nascemos devendo a própria existência. Meu cunhado (JOÃO SEVERO JUNIOR) tem uma ótima mensagem sobre MATEUS 18 que fala muito bem isso.

Porém Cristo é Deus/Homem. Somente Ele poderia suportar a ira de Deus e pagar o preço pela minha vida e pela sua. Porque além dEle ter vivido uma vida santa, Ele morreu como um sacrifício.

Cristo não foi assassinado propriamente dito, Ele se ENTREGOU POR NÓS EM SACRIFÍCIO SANTO E AGRADÁVEL A DEUS. (EFESIOS 5;2)

Por que isso era necessário?

Porque nós fedíamos. Nosso pecado cheirava horrivelmente mal às narinas de Deus.

No entanto, Jesus se entrega sem pecado e sua morte foi aceita. A dívida foi paga. Não há mais cédula contra o povo de Deus. Nem satanás pode nos acusar de mais nada. Ninguém mais pode.

Não devemos mais nada. Estamos limpos diante de Deus porque o sacrifício de Jesus foi aceito. Seu sangue pagou a nossa dívida e nos purificou de todo o pecado.

Em Cristo há perdão.

E para confirmar o que estou dizendo, Jesus pede para que os discípulos vejam as marcas dos pregos em suas mãos e pés e a cicatriz da lança em seu lado.

O que Jesus está fazendo?

Mostrando o COMPROVANTE FISCAL DA NOSSA DÍVIDA PAGA!

Com a ressurreição, Deus estava dizendo que aceitou o pagamento. Estamos livres! Podemos ter paz porque Cristo pagou por nosso pecado.

3 - O que SIGNIFICA PAZ?

Agora sim. Entro na área do coronavírus.

Antes de entrar, você pode me perguntar porque demorei tanto para falar disso.

Porque nosso maior problema NUNCA FOI A PANDEMIA, MAS SIM NOSSA RELAÇÃO COM DEUS.

Muitos dizem que essa pandemia é um sinal da ira de Deus. Muito pelo contrário. Ela é sinal de misericórdia.

Por que digo isso quando muitos tem perdido suas vidas por essa doença?

Porque Deus nos fez aprender a contar os "mortos diários" de modo com que nos importemos com CADA VIDA QUE SE VAI.

Quantos morreram de AIDS, câncer, pneumonia, bala perdida, latrocínio, acidente de trânsito e até por crimes passionais ano passado? Não lembra?

Mas você agora sabe quantos morrem por COVID-19 e você teme que seja o próximo.

Como disse a recantista e serva de Deus MARIA TEREZA BODEMER, nunca parou pra pensar que a morte sempre nos rodeou?

Sempre morreram pessoas. Nós é que nunca paramos pra pensar.

E agora nós nos preocupamos com leitos de hospital e outros assuntos.

Uma outra ressalva. É claro que nos preocupamos por causado grande contágio e isso é alarmante. Porém Deus nos permitiu esse período para aprendermos que nossa vida depende unica e exclusivamente DELE.

Somos tão fortes... abastados... seguros... temos tantos planos pro futuro... somos imortais.

E agora percebemos que somos pó.

Esse é o tempo onde a criatura humana clama pela ajuda do Criador com maior intensidade.

Mas voltando ao texto. Prometo que estou acabando.

Jesus diz PAZ porque sabia que oa discípulos estavam com medo.

E esse é o sentimento que nos preenche nesse tempo.

Porém Cristo está nos assegurando PAZ.

E o que significa paz?

CALMARIA.

Jesus tem calma para nosso coração aflito. Ele tem alívio em meio a essa tempestade. Não está tudo perdido. Ele ainda tem o controle da situação.

Jesus quer colocar paz no seu coração mesmo em meio a esse tempo tão difícil.

Lembre do que falei: não é paz pelo que acontece do lado de fora, mas paz pelo que acontece conosco do lado de dentro.

Ele tem força para seu coração. Graça para te fortalecer. Ele guiará os seus passos. Você não precisa temer, pois Cristo tem descanso para nossas almas.

Por que digo isso?

Porque muitos irão trabalhar em meio a quarentena.

É para você que me dirijo:

Tenha paz com Deus. E você terá paz no seu coração e não temerá "espanto noturno, nem seta que voe de dia, nem peste que ande na escuridão, nem mortandade que assole ao meio-dia" (SALMOS 91;3,4).

Deus ainda guarda seu povo. Deus é quem nos protege.

Se nossa família e vida dependesse apenas de nós e dos nossos cuidados....estaríamos perdidos. Somos especialistas em fazer as coisas darem errado.

Por que não dão?

Porque é Deus quem nos guarda, consola, direciona, capacita, regenera, abençoa, liberta, protege, conforta, sustena, provê e nos faz ficar vivos até hoje.

ATÉ AQUI NOS AJUDOU O SENHOR!

Para finalizar.

Cristo após dizer isso... sabendo que os discípulos são como nós, cheios de dúvida, REPETE O QUE DISSE:

PAZ SEJA CONVOSCO.

Nesse tempo Jesus sabe da nossa fragilidade. Porém Ele não se sente constrangido por repetir outra vez o que já nos disse. Ele conhece nossos medos.

Por isso, mesmo que você já tenho ouvido uma mensagem de esperança, Ele diz OUTRA VEZ:

PAZ SEJA CONVOSCO. Quantas vezes for necessário Ele te dirá. Porque Ele te ama.

Como confirmação, Jesus soprou do Seu Espírito Santo nos discípulos.

Já me estendi demais. Para concluir, Jesus ainda está soprando seu Espírito em nossa casa.

Ele sabe quem tem que trabalhar e quem pode ficar em casa. A palavra é para os dois grupos:

PAZ SEJA CONVOSCO. RECEBEI O ESPÍRITO QUE FORTALECE, CONSOLA, CONFRONTA, CONSOLA, LEVANTA, ALEGRA, ANIMA E TE DÁ VIDA.

Amém!

Leandro Severo da Silva e Allana Fernandes
Enviado por Leandro Severo da Silva em 22/03/2020
Reeditado em 27/03/2020
Código do texto: T6894530
Classificação de conteúdo: seguro