UMA REFLEXÃO ESCATOLOGICA

UMA REFLEXÃO ESCATOLÓGICA

Assim como os demais estudiosos, cada um de nós tem o dever de desenvolver seu conhecimento em detrimento do seu próximo. Por isso nosso convite para uma reflexão em tempos de difícil compreensão. Geralmente, as pessoas de um modo geral parecem diagnosticar qualquer coisa por conta própria, e isso não é bom, pode levar a cometer erros imperdoáveis. A Escatologia é a doutrina que trata do destino do homem e do mundo. A principal dificuldade que precisa ser vencida é a de crer que o Criador não nos jogou no mundo e disse: se vira. Não foi assim. Desde o princípio o Criador fez todas as coisas configurando-as segundo à sua espécie, ou segundo a sua natureza. Precisamos crer que Deus continua agindo no mundo.

O que nos diz quando surge uma nova doença? Pode ser, a vida é muito linda, aproveite-a, o tempo é curto; depois disso virá a morte, e para que não se percam, Eu fiz um plano para sua salvação, este plano está escrito nos Testamentos que Eu deixei. Pronto! Tudo resolvido, só que esta decisão se crê ou não no Meu plano, lembre-se: Te fiz livre, e as escolhas são suas.

Não é verdade que qualquer pessoa quando atingida por uma enfermidade, vai para o Hospital recebe os tubos, e pode ser por somente um dia, já começa ficar preocupado com a morte, por que é assim? A resposta é simples: é inerente ao ser humano viver entre a morte e a vida, elas andam juntas – todos podem compreender isso com facilidade. O problema é que cada pessoa pensa que é dono de sua vida, e não é. Por ser livre, a pessoa “pode” fazer o que quiser, pode até pular do vigésimo andar e dar cabo de sua vida aqui. Ninguém quer pensar na eternidade. Não teria sentido lutar pela vida, construir projetos e depois evaporar. Não é assim. A eternidade está logo ali – bateu o carro e morreu, já é eternidade para aquele que se despediu desta vida.

Na história, em muitos momentos, Deus se fez lembrado, para que os humanos entendessem que Ele é sobre todas as coisas. Declarou: “EU SOU DEUS”. Esta declaração nos dá a entender que na ousadia humana, por ser uma criação fantástica, o homem iria desejar resolver todas as coisas. Por isso, a doença é uma das lembranças da limitação humana. Poderia colocar aqui o que Jesus disse no seu Apocalipse em Mateus 24. Está lá, para quem se preocupar em se instruir para a vida eterna.

Cada vez mais o que temos visto, atrocidades de todo tipo, gente pintando e bordando com as coisas sagradas de nosso Deus. Gente perdida, desfigurada de sua imagem e semelhança com que foram criadas. Julgam blasfemar para contrariar os que creem, diminuir a santidade do Criador, e por aí à fora. Podem fazer isso, aparentemente sem nenhum problema, senão, apenas as advertências quanto a ordem pública, se esquecem de que Deus é justo e ama a justiça, e ninguém vai escapar do juízo. Não dá para pensar, que o senso moral do homem é algo que faz parte do senso moral de Deus? Por isso, o dia do juízo, como é dito no Testamento de Deus.

Vez por outra a Palavra de Deus avisa: “Quem tem ouvidos ouça” (Mt 13.9; Mc4.9; Lc 14.35; Ap 2.29) e muitas outras citações. A Bíblia tem todas as instruções deixadas por Jesus quanto ao fim do mundo, quem se interessar pode ler Mateus.24 – o apocalipse de Jesus. “Quando, pois, o abominável da desolação de quem falou o profeta Daniel, no lugar santo (quem lê entenda). O abominável – o anticristo. A Bíblia deixa claro quanto aos acontecimentos no mundo, e às vezes muitas pessoas concordam em dizer: a Bíblia estava certa” – quando na verdade não tem a Bíblia como seu manual de vida e fé cristã. Por isso é que os crentes são mais resilientes, podem compreender os fenômenos que a fé sustenta pela Palavra de Deus. Para todos, certo é que haverá um fim, e para muitos já houve. Onde estarão? Ou no céu, ou no inferno. Uma Escatologia não é coisa para Teólogo, qualquer pessoa com um pouco de sabedoria e fé pode se submeter sem medo aos avisos de Deus por cada fenômeno que só a fé explica. Pense nisso!