O ministério de Cristo em Nazaré (RELATIVO A EBD)

As escrituras são muito claras quando falam de Jesus e sua relação com Nazaré. Nós encontramos diversas vezes no novo testamento a palavra Nazaré se referindo à cidade propriamente dita, ou o termo "Nazareno" que designa o sujeito oriundo daquela cidade.

E claro que nós sabemos que Maria e José, pais de Jesus em sua missão terrena, eram de Nazaré (Lc 1. 26; 2. 39). E ali Jesus foi criado.

“E chegou, e habitou numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse O que fora dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno.” (Mateus 2,23)

Só tem um probleminha neste vesículo citado anteriormente, não tem Nazaré no velho testamento. Do meu ponto de vista Mateus se baseia em Isaías 9. Lá fala da região onde resplandeceria a luz daqueles povos. De qualquer forma devemos concordar que Nazaré recebeu muito prestígio até os dias de hoje, desde o nascimento de Cristo. Mas, o que sabemos sobre esta cidade?

Nazaré era uma cidade construída sobre montanhas (Lc 4. 29), que ficava a mais ou menos 100 Km ao norte de Jerusalém, e fazia parte do vice-reino de Herodes Antipas, neto de Herodes o Grande, localizada na região da Galiléia. Sua população era composta por Judeus e gentios, e aqueles hebreus que moravam nesta cidade sofriam um certo preconceito devido a má fama da conduta da maioria.

Segundo relatos, judeus casavam com mulheres estrangeiras, não guardavam sábados, não observavam às tradições dos anciãos; em fim, não viviam como o "povo santo", e, assim, eram tidos como apóstatas em sua maioria. Os judeus ortodoxos de Jerusalém não simpatizavam com eles.

Este preconceito era tão disseminado, e tão bem presente nos tradicionais, que Natanael recusava aceitar Jesus como o Messias. Ele não creu simplesmente pelo fato de Jesus ter crescido em Nazaré.

Acompanhe o trecho:

"Felipe achou a Natanael, e disse-lhe: Acabamos de achar aquele de quem escreveram Moisés na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. Perguntou-lhe Natanael: Pode sair alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Felipe: Vem e vê." João 1. 40-46

Acho que seria até vergonhoso seguir alguém de Nazaré, ainda mais como Jesus que bateria de frente com os "santarrões" de Jerusalém.

Porém, eu acho interessante o fato de Deus nunca desprezar os seus pequeninos esquecidos, nunca se envergonhar deles por sua origem, ou condição. E por que eu acho isso tão interessante? Porque, hoje, quase ninguém segue seu exemplo, e nem acorda para a realidade. Tomamos o nome de Deus, mas nos recusamos revelar de maneira radical o seu caráter em nós; triste, mas é verdade. Vivemos um evangelho um pouco distante da fraternidade primitiva.

Mesmo, Nazaré, sendo uma cidade ignorante, desprezada, pobre, e revoltada, Deus envia um anjo com boas novas de repercussão internacional (Lc 1.26).

Interessante, não acha? É como eu sempre digo, o Senhor leva a sério no tocante a frase de Salomão: "o Senhor disse que habitaria nas trevas" (2C 6. 1). Porque as suas atitudes volitivas estão na contramão do pensamento humano. Alguém olha e ver um simples pastor de ovelhas, Deus olha e diz: "eis o rei!"

Os magos dizem: "o que é nascido rei dos Judeus está lá no castelo de Herodes!" E, de fato, lá tem tudo para ter um rei. Tem castelo, ouro, prata, coorte, mas o rei está na região mais desprezada por todos. E Nazaré é escolhida para ser referência ao Messias. Isto só me ensina que quanto mais humilde for minha visão, mas tenho tendência de estar no rumo certo, no centro da vontade do Eterno.

Deus é modesto!

Jesus ficou tão relacionado a cidade de Nazaré que até o endemoniado o chamou de Nazareno. Veja:

"Ah! que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste a destruir-nos? Bem sei quem és: O Santo de Deus."

Lucas 4:34

Eu entendo que o projeto de Deus era começar na região mais doente da terra de Israel, por isso Jesus procura curar àquelas almas aprisionadas, cegas e sedentas da palavra de Deus. De acordo com a Bíblia, aquela era uma região de trevas e sombra de morte.

“Terra de Zebulom e terra de Naftali, caminho do mar, além do Jordão, Galiléia dos gentios! O povo que jazia nas trevas viu uma grande luz; e aos que estavam detidos na região e sombra da morte, a luz raiou”.Daquele momento em diante Jesus passou a pregar e dizer: “Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus!”

Mateus 4. 15-17

Para o mundo a região de Nazaré era esquecida, mas havia uma promessa de Deus de um futuro glorioso para aquele povo desde os tempos do profeta Isaías (Is 9.1-2). Então, Jesus nasce, cresce na cidade que de uma forma mais atualizada podemos chamar de periferia (cuidado aqui. A turma está dizendo por aí que Jesus era favelado, e fazem um personagem inimigo da polícia e amigo do crime. É Jenésio! Jesus Cristo sempre foi humilde e justo, não um criminoso), e, após ser batizado, inicia suas pregações na sua região de origem, a Galiléia.

Diz a Bíblia que todos glorificavam a Jesus (Lc 4.14), mas como ele seria tratado em Nazaré? Como homem, ele próprio se admira da incredulidade dos nazarenos (Mc 6. 6). É certo que Jesus operou milagres no meio deles, e ministrou a palavra com ousadia e sabedoria, mas eles estiveram com o coração endurecido. Irmãos, devemos ter um coração crente em Jesus! Ele não opera onde há incredulidade.

O ministério de Jesus em Nazaré foi bem sofrível. Ele se descepcionou, e sentiu na pele à rejeição dos seus conterrâneos e parentes.

Interessante, todos davam testemunho dele, e se maravilhavam de suas palavras! (Lc 4. 22) Ainda é possível testemunhar a respeito de Jesus e não crer de fato nele, ainda é possível encontrar muita gente falando dele, mas não lhe dando a honra devida.

Jesus disse aos Nazarenos: "De fato, vos afirmo que nenhum profeta é bem recebido na sua própria terra" (Lc 4. 24).

Pode anotar o que digo. As pessoas tem uma maior tendência de colocar a mão no fogo por um pastor ou pregador a quem não conhecem, a colocar pelo pastor ou pregador local. Sabe o porquê afirmo assim com convicção? As pessoas sempre tendem a se pegarem a títulos, inovações e modinhas. E como trabalho na superintendência da Escola Bíblica local, reparo que muita gente tenta refutar colocações sólidas com pensamentos superficiais de "seu fulano", quer dizer que sr. fulano foi no grego, aramaico, japonês, coreano, e... axi.. muito sensacionalismo. E as vezes o irmão local falando ninguém nem presta atenção. Agora diga assim: amanhã, o filho de Billy Graham estará aqui na igreja. Meu Deus! Tem gente que vai até madrugar para não ficar em pé.

Hoje, muitas pessoas ainda vivem como os Nazarenos. "Estão certas, é normal!" Não, estão erradas! Paulo disse: tenha em grande estima e amor aqueles que presidem sobre vocês, devemos reconhecer o seu trabalho (1Ts 5. 12-13)! O escritor aos Hebreus diz: obedeçam seus guias (Hb 13.17), tenham lembrança deles (vs 7). Então por que não honrar? Só entendo uma coisa, se não se honra profeta em casa é porque o amor não esta vinculado a essência de Deus, e sim ao ego de cada um.

É muito comum no meio cristão às pessoas se cansarem cedo umas das outras, e quando crescem juntas tendem a ter dificuldades em considerar àquele irmão conhecido. Todo mundo rir para aqueles que vêm de longe, fazem questão de dar o seu melhor, passar a mais amistosa impressão, mas os irmãos locais sabem que não há tanta hospitalidade assim. Nem um: "parabéns", ou "feliz ano Novo!". É triste, mas é verdade.

Por que existem pregadores, líderes, pastores etc, com depressão? Dentro da própria região que presidem não são devidamente considerados, às pessoas agem de tal forma de maneira que eles nem existem em seus mundos. Não resta outra coisa, a não ser se reduzir a nada. Tem gente que acha tão escandaloso isso, e é, mas dá a impressão que se acham longe de cairem na mesma situação. Elias ficou depressivo na caverna. Quantos profetas na caverna! Ninguém procura saber como estão, só a mão de Deus para garantir providência em todos os âmbitos da vida.

"Na verdade vos digo que existiam muitas viúvas em Israel nos dias de Elias, ..... a nenhuma delas foi Elias enviado, senão a uma viúva de Sarepta de Sidom."

(Lc 4. 25-26)

Por que o Senhor fez esta colocação? Provavelmente as viúvas de Israel não ajudariam Elias, ele seria mais considerado por uma mulher Fenícia.

"Havia também muitos leprosos em Israel nos dias do profeta Elizeu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro." (Lc 4. 27)

Com esta última colocação Jesus quis dizer que os leprosos de Israel almejavam uma cura, mas não viam o remédio em Elizeu, o profeta. Diferente de Naamã, que apesar de tudo creu, e ficou sarado. Ele figurava que o povo de Nazaré estava leproso, precisavam de uma cura, e ele podia sará-los de sua lepra, só dependia deles. Mas se eles não criam nele, a tendência era os gentios crerem e receberem a cura.

Apos as últimas palavras do "homem estranho" daquele sábado na sinagoga, todos da sinagoga se encheram de ira. Tentaram lhe matar antes do tempo, iriam jogá-lo do alto do monte pedregoso, mas ele fugiu (Lc 4. 28-30). A verdade é dura, e difícil de pregar, e, quando o público é conhecido, é mais difícil de lidar.

Não obstante, se você é um/a cristão/ã, deve aprender a considerar também os que são de casa, pois Deus a de julgar o nosso comportamento.

Está com você até aqui, me enche de satisfação! Deixe o seu comentário do que achou, e compartilhe sua instrução comigo. Obrigado.