Cristo venceu todas as tentações (Relativo a EBD)

Hebreus 4.15 - "Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado."

Hebreus 7:26 - "Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime que os céus;"

Irmãos e amigos, finalmente estaremos abordando um assunto referente unicamente ao Senhor Jesus Cristo. O assunto que trata de nosso Senhor é chamado pelos estudiosos de Cristologia. Se você é um bom leitor já sabe que pela própria etimologia desta palavra entende-se quem é o centro do assunto, Cristo. Cristologia é o estudo que abrange a vida de Jesus, e sua obra redentora.

Queridos/as, não é um assunto curto, e, portanto, poderei deixar a desejar algumas partes, mas espero ajudar.

Durante séculos o nosso Senhor foi muito estudado, e vários teólogos tentaram explicar sua composição enquanto ser "Divino-Humano". Vários concílios foram elaborados para tratar das questões que envolviam o Senhor Jesus. Dentre estes concílios houve dois mais importantes, o de Nicéia, em 325 d. C., e o de Calcedônia, realizado em 451 d. C. Antes desse concílio discutia-se muito o quanto Jesus tinha de humanidade, e o quanto Ele tinha de Divindade.

Já nos tempos da igreja primitiva muitos pregavam heresias com relação a pessoa de Cristo. Tinha os Ebionistas. Estes surgiram no século II, e diziam que Jesus era um tipo de profeta especial. Eles pregavam que a fé em Jesus não era suficiente para a salvação, e que todo mundo que aceitasse Jesus deveria guardar a lei de Moisés a risca. Provavelmente, eles já existiam antes de receberem este termo que denuncia a sua seita. Nós podemos encontrar na Bíblia os judeus que quiseram que Tito fosse circuncidado, e que foram o motivo de constrangimento de Pedro (Gl 2. 1-21). E também haviam religiosos rigorosos pela lei em Atos 21. 20-25. Talvez não fossem Ebionistas, mas eram muito parecidos.

Enfim, Ebionistas negavam à divindade de Jesus.

Se contrapondo a eles surgem os Docetas, estes pregavam que Jesus é só Deus. O sofrimento de Cristo, sua dor, era tudo aparente; nada era real. Sobre eles João, o apóstolo do amor, aconselha: "todo espírito que afirma que Jesus não veio em carne não procede de Deus; é do anticristo " (1Jo 4. 1-3), refería-se a falsos profetas usados por espíritos malignos.

Muitos apareceram no seio da Igreja pregando o que pensavam a respeito de Jesus, e podemos estudar: Nestório, Ário, Apolinário, Eutique etc.; mas não é o que pretendo abordar aqui, apesar de valer muito a pena se estudar isso.

Muitas disputas ocorreram, mas em fim a igreja chegou a um consenso. Concluiu-se que Jesus é: "Et vero homo", e "Et vero Deus". Traduzindo: Jesus é verdadeiramente homem e verdadeiramente Deus.

E por que é tão importante falar sobre essas teorias que abordei anteriormente? Porque estamos falando de Jesus, e talvez alguém ainda siga àquelas correntes de pensamentos por ignorância. E também é bom saber que Jesus estava na condição de homem igual a nós, contudo não podemos negar sua Divindade. No meio evangélico já vi pessoas pregarem à maneira dos docetas, ou seja, apresentam um Jesus que só esteve como Deus durante sua missão terrena, por isso Ele venceu às tentações. Já ouviu àquelas velhas frases: "Mas, Jesus é Jesus, Ele é Deus, por isso não pecou! Eu sou fraco!"

Da mesma sorte outros negam à Divindade de Jesus, muitos faltos de entendimento, outros por maldade usam expressões como se Ele não fosse Deus. Mas, existem evidências que comprovam tanto a humanidade quanto a Divindade de Jesus. Irei apenas mostrar às evidências de sua humanidade, pois mim parece mais importante no contexto em relação ao Filho do Homem vencer às tentações.

Antes de falar das evidências propriamente ditas com relação à humanidade de Jesus, eu gostaria de lembrar dos dois estados, ou estágios, que Jesus passou. O estado de de humilhação e o estado de exaltação. O primeiro vai desde o seu nascimento até a sua morte na Cruz; o segundo começa com sua resurreição e se estende à eternidade. Portanto, falar da humanidade de Jesus, é falar de um Deus que despiu-se de Sua Glória, para, por puro amor, resgatar meros pecadores. Em comparações humanas é como alguém se tranformar numa barata, rato, ou qualquer outra coisa desprezível. Dá para você compreender? Vamos lá, então?

Evidências que comprovam a humanidade de Jesus:

1) Existem duas genealogias na Bíblia que tratam da linhagem de Jesus (Mt 1. 1-16; Lc 3. 23-38);

2) Seu nascimento provavelmente foi normal (Mt 1. 25; Lc 2. 7);

3) Esteve sujeito às condições de ser bêbê, criança, adolescente, jovem e adulto (Mt 2. 11; Lc 2. 41-43);

4) Teve parentes: irmãos e irmãs (Mt 13. 55-56), e, inclusive, estes familiares não entendiam sua missão (Mc 3. 21; 3. 31-35);

5) Era composto de carne, sangue, e ossos humanos (Hb 2.14; Jo 19. 36);

6) Esteve sujeito a limitações humanas:

- Teve cansaço (Jo 4.6);

- Teve fome (Mt 21.18);

- Teve sede (Mt 11. 19; Lc 19.28; Jo 4);

- Apesar de ter uma sabedoria tremenda, Jesus, como homem, tinha um conhecimento limitado (Mc 5. 30; 6. 38; 9. 21; 13. 32; Lc 2. 46);

7) Esteve sujeito à emoções humanas:

- Sentiu alegria (Lc 10. 21);

- Sentiu tristeza (Mt 26. 37);

- Sentiu amor (Mc 10. 21);

- Sentiu compaixão (Mt 9. 36);

- Ficou surpreso (Lc 7. 9);

- Sentiu ira (Mc 3. 5);

- Sentiu Admiração (Mc 6. 6);

- Sentiu angústia no seu espírito (Mc 14. 33-36; Lc 22. 44), bem como dores no corpo, até que por fim morreu (Lc 19.30; Jo 19. 33);

8) Trabalhava para se sustentar, era carpinteiro (Mt 13. 55; Mc 6. 3);

9) Levava uma vida religiosa também.

- Participava das solenidades (Lc 4. 16);

- Lia às escrituras (Mt 19. 4);

- Vivia em oração (Jo 6. 38; 12. 49);

10) Jesus foi tentado, como todo crente por mais santo que seja é, contudo não pecou. Estava livre da depravação moral procada pela queda do homem (Hb 4. 15; 7.26; 2Co 5. 21);

Jesus esteve como um homem. A Bíblia diz que ele se despiu de sua Glória (Fl 2. 6-9); isto quer dizer que Ele nunca usaria os atributos de Deus para beneficiar a si mesmo. Observe sua tentação no deserto (Mt 4. 1-11). Ele tem poder para transformar às pedras em pães, mas não o fez, por quê? Por que devia vencer como homem.

Muitos podem pensar: "como Jesus pode estar livre da depravação moral, se ele nasce de uma mulher que vinha de uma linhagem pecadora?" Verdade, todos os seres humanos pecaram, e foram separados de Deus (Rm 3. 23; 5. 12); Inclusive Maria e sua família foram concebidos em pecado, assim como Davi, ancestral da família (Sl 51. 5).

Em 2011 o papa fez uma declaração, ele disse: "Jesus é o novo Adão, e Maria a nova Eva"; não se enganem, maria também nasceu em pecado, e também esperava um salvador (Lc 1. 46-47)!

Jesus, porém, não foi gerado da vontade da carne, ou do desejo humano, foi gerado pelo Espírito Santo (Mt 1. 20-23). Grande é este mistério da geração de Jesus no ventre de Maria. E se sabe, hoje, que um bêbê pode nascer de uma mulher sem ter nada a ver com ela, geneticamente. Por exemplo, um embrião pode ser implantado em um útero e nascer normalmente. Já ouviu falar de barriga de aluguel? É por este princípio. No caso de Jesus Ele foi gerado pelo Espírito Santo, portanto não recebeu 23 cromossomos de Maria (todos nós quando nos formamos no útero herdamos 23 cromossomos do pai e 23 cromossomos da mãe. Por isso o povo diz: "o cabelo é da mãe, mas, o nariz é do pai!"). Dá para entender a altura da pureza de Jesus? Foi um novo homem gerado por Deus!

O Senhor Jesus, muitas vezes, é encontrado nas escrituras como "o Filho do Homem", isto o indentifica com a humanidade (Mt 18. 11), o Salvador de todos que o aceitam (Jo 1.14).

Ele é o novo Adão (1Co 15. 45), portanto, veio cumprir à lei que o velho não pode. O primeiro Adão ouviu a serpente, e Deus o sujeitou às consequências de seus pecados, daí a morte tomou ocasião e reinou. Mas, Jesus, o segundo Adão, não ouviu à serpente. E, através de sua obediência, todos nós fomos justificados pelo batismo em sua morte (Rm 5). Portanto, os que são batizados professam morrer para o pecado para viver em novidade de vida.

Hoje temos um sumo sacerdote no céu, que em tudo foi tentado, mas não pecou, não fez de seus membros instrumentos de iniquidade (Hb 4. 15).

E este Cristo que venceu todas as tentações foi o mesmo que disse:

"Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". (Jo 16. 33)

Portanto, é possível sim vencer o mundo! É possível vencer o pecado! É possível vencer às tentações. Pois, Jesus disse: "Vou para o Pai, mas não vos deixarei órfãos. Enviarei o Espírito Santo". ( Jo 14. 18-20; 16. 7-15)

Hoje, nosso Senhor Jesus habita em nós através do Espírito Santo! Ele nos concede força para alcançarmos o tão sonhado descanso. Ele nos guia com amor pelo caminho da santidade. Neste mundo teremos aflições, desemprego, corrupções, injustiças, Doênças, perseguições e calúnias. Mas, através da vida que vivemos com Cristo, podemos vencer o mundo.

A regra é simples, só aprender com Jesus que:

Não só de pão viverá o homem;

Não tentarás o Senhor teu Deus;

Só prestarás culto ao todo poderoso;

Assim não é impossível vencer o malígno. O nosso Senhor, como homem, o venceu com este modelo, nós podemos seguir o seu exemplo. E por misericórdia o Senhor nos deu por penhor o Espírito Santo, o Espírito da Verdade. Ele é a nossa garantia de Vitória sobre as trevas (Ef 1. 13-14).

O Espírito Santo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus (Rm 8. 16). Os que são filhos de Deus são um com Cristo (1 Co 6.17); E se são um com Cristo devem andar no Espírito (Gl 5.18); Nasceram de novo (Jo 3.6); E eles vencem o mundo, porque onde está o Espírito de Cristo, aí há liberdade (1Co 3. 17), porque Cristo nos libertou das trevas para sua maravilhosa luz por sua vitória sobre o pecado. Não somos desse mundo, precisamos lutar para vencer o pecado. NÃO É FÁCIL, MAS TAMBÉM NÃO É IMPOSSÍVEL. JESUS É QUEM GARANTE A NOSSA VITÓRIA!

Está com você até aqui me enche de satisfação, volte sempre. Deus lhe abençoe!

Mesequias Oliveira
Enviado por Mesequias Oliveira em 20/02/2020
Reeditado em 20/02/2020
Código do texto: T6870526
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.