João Batista batiza Jesus (RELATIVO AO TEMA DA EBD)

"E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.

Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas...... Então, saíam a ter com ele Jerusalém, toda a Judeia e toda circunvizinhança do Jordão; e eram por ele BATIZADOS".

Mt 3. 1-3, 5-6

"Então Jesus veio da Galiléia ao Jordão para ser batizado por João. Mas João se recusava, justificando: “Sou eu quem precisa ser batizado por ti, e vens tu a mim?” Jesus, entretanto, declarou: “Deixe assim, por enquanto; pois assim convém que façamos, para cumprir toda a justiça”. E João concordou."

Mt 3. 13-15

Em quais dias? "Naqueles dias", em que o povo adorava em um templo em que Herodes, o Grande, havia alterado à planta que Deus havia dado ao rei Davi; "Naqueles dias", em que os sumos sacerdotes eram constituídos por governadores romanos; "Naqueles dias", de turbação em Israel. Sim, naqueles dias, apareceu João Batista, o anjo sem "Asas", a voz do que clama no deserto, pregando e BATIZANDO pecadores.

Meus amigos e irmãos, segundo alguns biblicistas, muito antes de João Batista, escritos rabínicos recomendavam que para uma pessoa ser aceita diante de Deus e ingressar na comunidade judaica precisaria ser circuncidada, passar por um batismo, e oferecer algumas ofertas pacíficas. O batismo simboliza recomeço, é considerado um momento importante onde morre as velhas atitudes da pessoa, que, após o batismo, nunca mais tornaria às praticas impuras.

O batismo era administrado por um mestre religioso que tinha todos os requisitos nescessários para exercer tal função, "batista". A pessoa só precisava fazer uma declaração pública e cumprir àqueles ritos, e estava tudo bem. Assim, a prática do batismo já era bem conhecida entre os judeus, e até entre gentios. Sempre que se faziam novos prosélitos (genericamente gentios convertidos ao judaísmo), havia batismo.

É sabido entre nós que Deus enviou João a batizar no Jordão, e onde mais ele pudesse, e que toda sorte de pessoas da Judéia e das regiões circunvizinhas iam ter com ele para ouvirem à sua mensagem. Algumas pessoas afirmam que o Batista não pregava no deserto, e que ele vivia muito dentre as pessoas observando suas formas de viver, e assim adquiria conhecimentos para falar-les ao coração.

Bom, eu sei que João nasceu e foi criado no deserto. E, a julgar pela época profana em que vivia, será muito conveniente concordar que todos que eram "políticamente incorretos", deveriam ficar num local reservado. E de qualquer forma a Bíblia é muito clara quando fala que as pessoas iam ter com ele, com certeza em um lugar reservado (Mt 3. 1-12).

Confessando o seu arrependimento, e isto publicamente, todas aquelas pessoas eram batizadas por João, e muitas se tornaram seus discípulos.

João Batista não era rabino, nem sacerdote (apesar de ser de uma linhagem sacerdotal 1 Cr 24.10 e Lc 1.5), mas Deus mandou ele batizar. E quando Deus tem chamada não interessa se você é intelectual, ou analfabeto, se você é rico ou pobre, rabino de sinagoga ou colhedor de oliveira. Quando Deus ordena está ordenado, apenas obedeça. É certo que existem pré-requisitos, e o crente tem que buscar conhecimento mesmo, mas falo daquele crente João Batista esquecido no deserto da Judeia. Se Deus manda é porque sabe a sua capacidade.

Vai aparecer quem pergunte: " quem és tu? por que tu batizas se não és teólogo, nem pastor nomeado com algum título de Universidade?" Mas a geração de João sabe que tem a missão de aráuto do Rei, e aqueles que vão adiante do Rei não têm satisfação para dar a ninguém, apenas usam à voz. "Por que tu batiza, João?" "Porque eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor! Ele está vindo! Ou glória! Prepara-te ó Israel para te encontrares com o Senhor teu Deus!

Parece que eu vejo uma multidão diante de um homem desfigurado, com roupas construídas de pele de animal imundo, depois de ter se alimentado de garfanhotos com mel, gritando: "meu povo não é tempo de vivermos em busca das luxúrias de Herodes, não é tempo de vivermos presos à sensualidade doentia do império romano, não é tempo de buscarmos em primeiro lugar às nossas metas; é tempo de nos voltarmos para o nosso Deus! Arrependei-vos porque é chegado o reino dos céus!"

Toda mensagem que é seguida por uma vida santa, ou seja, palavras que fazem parte da vida do pregador, têm autoridade. Existem tantos intelectuais da Bíblia que não têm vida na mensagem que transmitem, mas o pregador da geração de João Batista vive o que fala.

E as pessoas aceitam a doutrina de João. Mas, quem eram aquelas pessoas? Por que estavam alí? Bom, eram soldados, prostitutas, assassinos, servidores públicos, eram religiosos de baixa e alta patente, escritores, poetas, o que você imaginar de gente naquela época conhecia João. E, ao ouvirem a mensagem dele, vinham e confessavam publicamente que estavam arrependidos. Eles estavam em pecados, precisavam do perdão divino.

Todos eram batizados? Não. Acredito que só os que produziam frutos de arrependimento. Existiam aqueles que criam que era da geração de Abraão, geração de Deus, os santos. A estes, joão diz: "produzam frutos digno de arrependimento, porque Deus tem poder para criar filhos até de nações insignificantes" (em minhas palavras). Ou seja, Deus não estava interessado em consanguinidade, e sim em corações contritos.

E, aproveitando o momento de reconciliação, o principe da paz aparece no local de batismo. Acredito que João diz em seu coração: "Que bom, eu também serei batizado!" Mas, não era o que ele pensava.

"Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele. Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim? Jesus, porém, disse: deixai que seja assim, para que cumpramos toda justiça. E ele o permitiu."

Mateus 3:13-17

Este foi um dia extraordinário para João, ele era primo de Jesus, e provavelmente se conheciam, mas nunca fora revelado para ele completamente a respeito do Senhor Jesus. De qualquer forma, o Batista não se sentiu puro na presença do Senhor Jesus.

João era um homem, talvez, um pouco duvidoso quanto a Jesus ser o Cristo. Leia o verso a seguir:

"És tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro?"

.. (Lc 7:19)

Aqui foi no início do ministério de Jesus, pode ter se passado mais de um ano de ele o ter batizado. E antes de Jesus ser batizado, o que não passava na cabeça do Batista? Com certeza ele tinha dúvidas, mas Deus havia dito: "Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo." (Jo 1. 33)

E, uma vez testemunhando a respeito de Jesus, ele diz:

"Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo".

(Jo 1. 29)

Mas, a verdade era que João não o conhecia. Preste atenção nos versos, a seguir:

"Este é aquele do qual eu disse: Após mim vem um homem que é antes de mim, porque foi primeiro do que eu. E eu não o conhecia; mas, para que ele fosse manifestado a Israel, vim eu, por isso, batizando com água. E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele. E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo."

Jo 1. 29-33

O Espírito Santo desce sobre Jesus após ele ser batizado, assim João só teve certeza de fato após a confirmação de Deus, que aconteceu quando o Espírito desceu sobre o nosso Senhor. Por isso, ele diz mais:

"E eu vi, e tenho testificado que ele é o filho de Deus."

Jo 1.34

O que mais mim maravilha na atitude de Jesus em se submeter ao batismo, é que ele tendo razão se passa por quem não tem, estando certo se passa por errado, sendo santo toma o lugar dos pecadores. Vejo aqui uma das maiores lições de humildade. Deus respeita às autoridades constituídas por Ele. Jesus próprio, sendo Deus, o Verbo vivo, SANTO se submeteu ao batismo de João. Existem pessoas que não o querem.

Ao se submeter ao batismo, o Senhor Jesus se passou por discípulo de João, era como se o seu precursor fosse maior do que Ele. Por que nós temos tanta dificuldade de nos submetermos aos nossos superiores? Jesus se submeteu a um inferior aqui. Ele queria, e ainda deseja, que todos sigam seu exemplo de humildade.

João era o primeiro, em termo de prestígio, diante do povo. Ele havia iniciado alguns anos antes, mas quando estava diante de Jesus disse logo: "Este é o que tem a primazia, porque é desde o princípio". Como homem ele poderia se exaltar, mas foi sempre humilde em suas atitudes. Enquanto Jesus, com 25 anos de idade, estava assentado num banco de uma sinagoga, João iniciava o seu ministério (25 d. C., aproximadamente). Enquanto a fama de João crescia, Jesus estava como um dos que ouvem a pregação daquele profeta.

Logo após Jesus ser batizado inicia o seu ministério, e começa a batizar. Todos iam ter com Ele, a multidão de João estava diminuindo. Um discípulo preocupado disse:

"Mestre, aquele homem que estava contigo no outro lado do Jordão, do qual testemunhaste, está batizando, e todos estão se dirigindo a ele". A isso João respondeu: "Uma pessoa só pode receber o que lhe é dado dos céus. Vocês mesmos são testemunhas de que eu disse: Eu não sou o Cristo, mas sou aquele que foi enviado adiante dele. A noiva pertence ao noivo. O amigo que presta serviço ao noivo e que o atende e o ouve enche-se de alegria quando ouve a voz do noivo. Esta é a minha alegria, que agora se completa. É necessário que ele cresça e que eu diminua." (Jo 3. 26..)

Está com você até aqui mim deixa realmente feliz! Se puder compareça na Escola Bíblica Dominical de nossa congregação, IGREJA BATISTA PENTECOSTAL CANAÃ EM MASSARANDUBA, será muito bem vindo. Começa às 9 horas da manhã de domingo.

Mesequias Oliveira
Enviado por Mesequias Oliveira em 11/02/2020
Reeditado em 13/02/2020
Código do texto: T6863250
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.