A visita dos magos (até onde você está disposto a ir para encontrá-Lo?) TEMA DA EBD

Mateus faz questão de mencionar "Belém da Judéia" porque existia outra cidade que era chamada também de Belém, sendo que era denominada de "Belém de Zebulon", porque ela fazia parte da herança dos filhos de Israel pertencentes a esta tribo (Js 19.15). A Belém na qual Jesus nasceu foi a pertencente aos termos de Judá, Belém-Efrata (Mq 5.2). Efrata é um nome aramaico, e tem, basicamente, o mesmo significado do nome Belém. Ambos significam "casa do pão", podendo ainda, o termo "Efrata", significar "terra frutífera".

Mas, deixando de lado os detalhes que configuram o espaço geográfico dessas cidades, e a etimologia ligada a seus nomes, eu quero chamar a sua atenção para analisar a disposição dos magos estrangeiros. Eles saíram do oriente seguindo à estrela do rei Jesus.

E... onde ficava sua localização no oriente? É desconhecida a exatidão do local, mas sabe-se que eles podem ter vindo da região da Arábia, Pérsia, Média, ou Babilônia. Daí estive pensando neste caso e concluí o seguinte: os magos viram a estrela do Rei dos reis no oriente e não hesitaram em fazer uma viagem cara e difícil até onde a estrela pousasse. Isto leva-nos a refletir um pouco sobre a nossa disposição. Aqueles homens foram muito longe, e nós, até onde estamos dispostos a ir para adorá-Lo?

Dependendo da localização daqueles magos do oriente, eles poderiam ter que viajar aproximadamente 5000 Km para ver Jesus, e isto custava muito naquela época. Eles fizeram grandes esforços para conhecer à verdadeira luz.

Se nós lermos o texto de Deuteronômio 18. 10-11, perceberemos que eles eram homens condenados pela lei. Esse termo "mago", é usado na Bíblia para designar agoureiros, astrólogos, encantadores, adivinhadores etc. Do Grego MAGOS, “membro de uma classe sacerdotal”, do Persa MAGUSH, este termo faz referência a pessoas pagãs que tinham práticas terríveis de culto, do ponto de vista cristão; e todos, sem exceção, é importante salientarmos aqui, eram considerados culpados pela lei de Deus.

Mas parece até que eu vejo o próprio Deus falando para eles: "venham para minha luz, venham conhecer-me. A minha lei condena todos vocês, mas, agora, o tempo é de luz! Eu quero dar paz a vocês! Vocês jamais precisarão das estrelas para terem esperança, o Rei dos reis é nascido. É um ser digno de adoração que procuram? Eis-aqui".

Eles viviam a observar os astros no céu. Existem até hoje, nas imediações do Iraque, os famosos Zigurates. Eram construções altas que tinham santuários no pico. Segundo arqueólogos, estes magos astrólogos ficavam no pico de seus Zigurates por diversas noites. Analisavam os tempos, prediziam muitas coisas (adivinhações), e sacrificavam aos deuses.

Toda humanidade sente esse desejo de adorar, pena que nem todos adoram o verdadeiro Deus. E esses magos ou sábios, como preferir, tentavam prever alguma coisa naquela noite. Eu não sei, mas pense comigo. Estão alguns adivinhos, estes por sua ciência estudando os astros, e de repente uma estrela atípica aparece no céu. Nossa! Deve ter sido mais que surreal! Acho que um pergunta para o outro: você está vendo o que eu estou vendo?

Não era uma estrela qualquer, era a estrela do Messias! Eles tiveram, por pura clareza divina, o discernimento de que aquela estrela lhes guiavam à verdadeira luz do mundo. Eles sabiam que aquela estrela não era das que eles costumavam ver, e resolveram segui-la. Até que passando por tudo quanto é lugar, e ainda inquirindo de pessoas como Herodes, o Grande, sobre o Rei dos reis , em fim chegaram onde a estrela dele havia parado.

Ali adoraram o Rei dos reis, e lhe ofereceram o que tinham de melhor. Assim cumpriu-se o que falou Isaías:

"Fui buscado dos que não perguntavam por mim, fui achado daqueles que não me buscavam; a uma nação que não se chamava do meu nome eu disse: Eis-me aqui."

Isaías 65.1

E você, até onde está disposto a ir para adorar o Rei dos reis? O Senhor diz:

"Amo os que me amam, e os que cedo me procuram me acham."

Provérbios 8.17

Está com você até aqui me enche de satisfação, volte sempre. Deus te abençoe.

Mesequias Oliveira
Enviado por Mesequias Oliveira em 01/02/2020
Reeditado em 24/05/2023
Código do texto: T6855836
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.