Imagem: Google


 
Chronos e Kairós - Reflexões

Em que tempo você está vivendo? No tempo de Chronos ou no tempo de Kairós?

Uma breve explicação sobre a origem de Chronos e Kairós:

Segundo a mitologia grega Chronos (Deus do Tempo) teve como filhos Hades, Poseidon, Hera, Deméter, Héstia e Zeus, e comeu a todos a exceção de Zeus, salvo por sua mãe Reia e irmã do próprio Chronos. Já adulto, Zeus fez com que Chronos vomitasse todos os seus filhos por meio de uma poção mágica vencendo o Senhor do Tempo. Por sua vez, Zeus teve Kairós como filho, onde os romanos lhe atribuíram o nome de Tempus - por ser veloz e rápido e não poder ser cronometrado ou previsto; Portanto, Kairós (Tempus) é o tempo que independe de Chronos. É o tempo que vence Chronos.

O tempo Chronos é o tempo devorador, implacável, carrasco de nossa existência; Na mitologia grega Chronos é descrito como o Senhor do Tempo que vem a nos escravizar desde o momento em que nascemos, afinal ao nascer iniciamos uma contagem regressiva até o nosso fim. É o tempo cronológico definido por Chronos. Sem percebermos que, na maioria das vezes, deixamo-nos escravizar por Chronos nos importando mais a grandeza da medida: horas, minutos, segundos, milésimos de segundos do relógio e entramos na neura do tempo, queremos fazer tudo de imediato e daí vem a ansiedade, a inquietude, o sentimento de não estar vivendo como gostaríamos. Pior, na "terceira primavera", olhar para trás e achar que não viveu tudo que tinha para viver. Vejo e ouço muitas pessoas idosas querendo uma oportunidade de retroceder no tempo para fazer coisas que não fizeram ou viver momentos que não viveram.

Kairós é o tempo da qualidade, é o tempo que significa a nossa existência aqui na terra, é o tempo que dá sentido a nossa vida como ser humano. O tempo Kairós é o tempo que nos traz leveza aos corações, é o instante do brilho no olhar, da alegria incomensurável, do jubilo da vitória, do êxtase pelo nascimento de um filho; Em síntese, Kairós é o tempo de Deus, é o tempo da eternidade, não é o tempo em que se mede, mas é o tempo em se vive com qualidade.

Sim, tempo da eternidade caro leitor. Quantas alegrias já tivemos em nossas vidas? E elas são eternas em nós. Vou além! Quantas pessoas que nos amaram ou nos amam são eternas em nós?! E aqui, recorro às lembranças já vividas, afinal elas são ou não eternas em nós? As minhas memórias são eternas e se semearmos o amor, certamente, mesmo após a nossa viagem deste mundo, seremos eternos nos pensamentos de alguém.

Então, que saibamos fazer uso do tempo Chronos no tempo Kairós. Particularmente, já vivi muito no tempo Chronos. A maturidade fez-me abrir os olhos para o tempo Kairós e é nesta fase que me encontro. Associando os dois tempos e procurando vivê-los com sabedoria, dando sentido a minha existência aqui na terra. Não é fácil! O mundo é cheio de armadilhas e pessoas traiçoeiras, é preciso muita força de vontade e fé para vivermos não apenas o tempo Chronos, mas também o tempo Kairós.

Alvaniza Macedo
29/11/2019