Feliz Círio

Dizem, são cerca de 2 milhões de pessoas a acompanhar o Círio de Nazaré – Belém, Pará. É isso mesmo.

Todos os anos, no 2º domingo de outubro, temos a maior procissão do mundo. Agora, dia 13.

É uma festa esplêndida, a emocionar até quem não é católico.

Também uma maneira de socialização, de harmonizar as pessoas, uni-las.

O mundo necessita muito disso. Precisa sim.

Essa multidão revela a força que Maria de Nazaré exerce sobre os fiéis, seus seguidores.

Há Círios em quase todo o Pará.

A Mãe é representada por uma imagem, de 28 centímetros, é a original, a verdadeira.

Foi encontrada por um caçador, pescador e lenhador, em 1700, chamado Plácido.

Há relatos de muitos que tiveram pedidos atendidos por Ela. A maioria com problemas de saúde.

Outros conseguiram ter suas casas. Veículos para trabalhar e diversas outras graças.

Mesmo com as críticas vindas de religiosos protestantes – agora chamados evangélicos – a Virgem se mantém majestosa.

Apenas um é o Salvador, Jesus. Mais ninguém. Só que Ele teve uma Mãe terrena.

E os católicos a veneram por isso, por ser Ela a Mãe. A festa já iniciou. Se estenderá até a metade de novembro.

Eu, em particular, creio na divindade Dela. Quem não a aceita, bem, não aceita – ponto final. Cada qual com suas convicções.

Nesse período, especialmente neste domingo, 13, a tradição é almoçar maniçoba, iguaria alimentar daqui da terra. É uma comida vinda de nossos ancestrais, os indígenas (índios).

Tem também o pato no tucupi – muitos gostam, outros não gostam.

Hoje tem a Virgem de Nazaré o título de Rainha da Amazônia. Uma forma de fortalecer nos amazônidas, em todos nós, o zelo por esta região, o amor, o respeito.

Falo assim porque querem nos rapinar. É a realidade.

Bem, a última palavra é dos nativos, de quem mora aqui.

Nossa Senhora de Nazaré, nossa Rainha, Mãe de Deus, guarde sob vosso manto estas terras.

Nos livre dos enganadores – dos lobos disfarçados de cordeiros.

Que Ela esteja ao nosso lado, sempre.

Salatiel Hood
Enviado por Salatiel Hood em 07/10/2019
Reeditado em 07/10/2019
Código do texto: T6763520
Classificação de conteúdo: seguro