Compaixão

"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de compaixão e Deus de toda consolação!

É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus.

Porque, assim como os sofrimentos de Cristo se manifestam em grande medida a nosso favor, assim também a nossa consolação transborda por meio de Cristo".

(2° Coríntios 1:3,5)

_____

Acho muito legal essa Palavra, pois compaixão tem a ver com o fato de alguém se colocar no lugar dos outros, como que vivendo as mesmas circunstâncias que a outra pessoa está passando.

No nosso caso, uma reflexão dessa, provavelmente, nunca saia do campo do pensamento, em que nos imaginamos na condição de um dependente químico, presidiário, enfermo, acidentado, desempregado, traído, etc., o que já nos serviria muito bem para uma boa reflexão acerca da vida.

No caso de DEUS, entretanto, Ele demonstrou essa compaixão de uma maneira literal, pois teve grande misericórdia e, então, fez-se carne como nós, tornando-se um ser humano, e viveu todas as experiências boas e más, pelas quais passamos em todos os nossos dias. ELE, DE FATO, SUJEITOU-SE À CONDIÇÃO HUMANA E VIVEU ENTRE NÓS COMO HOMEM: sentiu frio, calor, fome, sede, etc. Ele se entristeceu, chorou, sorriu, cansou-se, descansou, dormiu, alimentou-se, defecou, ingeriu líquidos, expeliu líquidos, expectorou. E, também, feriu-se, sangrou, sofreu muito e, finalmente, morreu como um de nós, POR MUITO NOS AMAR.

ELE, LITERALMENTE, COMPADECEU-SE DO SER HUMANO E NOS SUBSTITUIU ATÉ A MORTE.

Tremendo isso... Ele se sacrificou por você e por mim e, agora, pede um retorno nosso - uma contrapartida minha e sua - no sentido de nos sacrificarmos por Ele, retribuindo-lhe tudo que por nós Ele fez. Como??? É bem simples: Amando a DEUS acima de tudo e de todos, e servindo ao próximo, independentemente de quem ele seja, como que servindo ao SENHOR, amando-o no mesmo padrão de amor com o qual amamos a nós mesmos.