Os olhos são o Periscópio do Coração!

Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas. Pv 3:5-6

A auto-suficiência humana é um fator que nos tem levado a escolhas erradas, por mais entendimento que possamos ter ela é insuficiente para que possamos fazer a escolha certa. Não temos os atributos de Deus que são: Onipotência, onisciência e onipresença. A nossa escolha será sempre superficial sujeitas a arcar com as conseqüências. Em Jo 2:23-25 diz: E, estando ele em Jerusalém pela páscoa, durante a festa, muitos, vendo os sinais que fazia, creram no seu nome. Mas o mesmo Jesus não confiava neles, porque a todos conhecia; E não necessitava de que alguém testificasse do homem, porque ele bem sabia o que havia no homem. Em Jr 17:9 diz: Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Os olhos são o periscópio do coração que quando vê o que o agrada nos ilude a ponto de não temermos a Deus e ao próximo nos arrastando para o pecado que após ser consumado pode gerar morte. Em Gn 3:6 diz: Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também. A sua escolha gerou a morte. Em 2Sm 11:2-5 diz: Uma tarde Davi se levantou, depois de ter dormido um pouco, e foi passear no terraço do palácio. Dali viu uma mulher muito bonita tomando banho. Aí ele mandou que descobrissem quem era aquela mulher e soube que era Bate-Seba, filha de Eliã e esposa de Urias, o heteu. Então Davi mandou que alguns mensageiros fossem buscá-la. Eles a trouxeram, e Davi teve relações com ela. Bate-Seba tinha justamente terminado o seu ritual mensal de purificação. Ela voltou para casa e depois descobriu que estava grávida e mandou um recado a Davi contando isso. Conseqüência da escolha de Davi: morte. Ele mandou matar Urias marido de Bate-Seba. Em Js 7:20-21 diz: E respondeu Acã a Josué, e disse: Verdadeiramente pequei contra o SENHOR Deus de Israel, e fiz assim e assim. Quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma cunha de ouro, do peso de cinqüenta siclos, cobicei-os e tomei-os; e eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata por baixo dela. Conseqüência da escolha de Acã: morte. Então os israelitas pegaram em Acã e em todos os seus filhos e filhas e os apedrejaram. Em Mt 18:9 diz: E, se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno. Não entenda isso literalmente a recomendação é que não devemos alimentar o coração sem pensar nas conseqüências porque todas as coisas nos são licitas, mas nem todas nos convém. Devemos desviar o nosso olhar de tudo o que é ilícito porque o que os olhos não vê o coração não sente (não cobiça). Em Gn 39:7-9 diz: E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os seus olhos em José, e disse: Deita-te comigo. Porém ele recusou, e disse à mulher do seu SENHOR: Eis que o meu senhor não sabe do que há em casa comigo, e entregou em minha mão tudo o que tem; Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus? Josué não se deixou levar pela maldade do seu coração e desviou seu olhar do assedio da mulher de Potifar e honrou o seu patrão pela confiança depositada nele e temeu a Deus não querendo pecar contra ele. Em Pv 3:1-8 diz: Meu filho, não se esqueça da minha lei, mas guarde no coração os meus mandamentos, pois eles prolongarão a sua vida por muitos anos e lhe darão prosperidade e paz. Que o amor e a fidelidade jamais o abandonem; prenda-os ao redor do seu pescoço, escreva-os na tábua do seu coração. Então você terá o favor de Deus e dos homens, e boa reputação. Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas. Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema ao Senhor e evite o mal. Isso lhe dará saúde ao corpo e vigor aos ossos. Amém!

Antonio Sergipano
Enviado por Antonio Sergipano em 25/09/2019
Código do texto: T6753384
Classificação de conteúdo: seguro