O Casamento

O Casamento é uma decisão da mais alta importância e única na vida de um homem e de uma mulher que se gostam e decidem viver juntos. Nos dias de hoje estão tentando desvirtuar o casamento e a família tradicional, uma das mais sagradas instituição Divina. Sim, uma criação de Deus e não dos homens, como muita gente pensa, pois, desde o princípio, Deus criou o homem e a mulher para viverem um para ou outro. Somos filhos de Deus e não nascemos por geração espontânea como a ciência dos homens tenta explicar. O homem complementa a mulher e vice-versa, se quiser compreender essa dádiva Divina é só observar a natureza de cada um. Dentro dessa benção sagrada, podemos nos desenvolver e se evoluir espiritualmente, que é o objetivo de toda humanidade na terra. Pois, somos seres espirituais em evolução, passando uma experiência terrena, para o devido aperfeiçoamento e aprendizagem. A constituição de uma família e a sua manutenção dentro dos princípios morais e éticos provindos da própria natureza é a salvação das pessoas e do mundo como um todo. O lugar que agrega os valores fundamentais da vida, que preserva o carinho, o afeto, o sexo com amor e toda uma gama de sentimentos que fazem deste lugar um porto seguro. Edificando assim, a base de uma sociedade sadia e orientada no caminho do bem.

Antes de casar é importante conhecer a pessoa escolhida e sempre fazer a pergunta clássica a si mesmo: serei capaz de viver e conviver todos os dias da minha vida com essa pessoa escolhida?

Nossa evolução espiritual começa a fazer mais sentido quando partilhamos um pedaço de nós, inicialmente com outra pessoa do sexo oposto e mais na frente com os filhos, aprendendo muitas coisas, que até então, imaginávamos que conhecíamos. Mas, na verdade só sabe realmente o que é um casamento e também o que é ser um filho, quando se vive a experiência de ser pai ou mãe. É na ralação do dia a dia, na vida prática, na manutenção daquilo que é mais valioso sobre a terra é que podemos conhecer verdadeiramente o que é um casamento e, se assim mantermos essa união, conseguiremos erguer uma sociedade mais justa, fraterna e equilibrada. Passando os valores reais da vida para as gerações futuras.

Depois de casados é quando já não podemos dizer a palavra “eu”, pois agora o que importa é a palavra “nós”. Essa palavra não poderá mais faltar no diálogo, nos sentimentos, nos entendimentos, nos compartilhamentos e em todas as situações que acontecerem durante a vida de um casal. O que diz respeito a um, também interfere de algum modo no outro, somos agora Nós dois, isso é tudo que importa. Todo o sacrifício e toda doação não será em vão, quando o amor está em primeiro lugar na vida de um casal, quando existe o diálogo e a amizade verdadeira. É preciso surpreender o outro dando mais daquilo que se espera, pois quando se exige mais do que é dado, geralmente acontece o desgaste dentro de casa. Essa doação precisa ser feita com alegria e amor para ter o efeito necessário. Jamais apontar o dedo para o outro é o melhor caminho para evitar o desgaste e as incompreensões que está sujeito no casamento.

Temos que fazer da nossa casa o nosso laboratório particular, ou nossa oficina, ou melhor, nosso LAR, onde as coisas acontecem, onde o perdão existe e é exercitado, o reconhecimento e a amizade se fazem presentes, o servir é constante e o AMOR é o complemento indispensável de todo viver. O Lar não é a simples habitação de um casal, mas o lugar onde prevalece a Paz e o Amor entre o casal e toda a família. Desse modo, pode haver o diálogo de mão dupla e assim o entendimento se fazer presente. O amor de um casal é a construção que pode ser feito no dia a dia, cuidando sempre um do outro e zelando pelo jardim em desenvolvimento. Mesmo que haja as diferenças e algum desentendimento, deve haver a superação, o entendimento e o perdão para que exista a salvação do casamento. Um plantio constante e paciente deve ser edificado, pois amor não brota e frutifica sem o respectivo cuidado e a respectiva doação. Doação de trabalho, doação de carinho, doação de cuidado, doação de tudo de bom que temos e podemos plantar.

Jamais podemos esquecer onde e como começamos um relacionamento e sempre temos que renovar nossos sonhos, esperanças e vontade de melhorar para sermos felizes juntos. Digo sempre, que é preciso casar muitas vezes, o homem com a mesma mulher e, vice-versa, renovando assim, a vontade de viver juntos e construir uma vida feliz. Cuidar no dia a dia para que a relação entre o casal não envelheça, casamento velho é chato e não perdura, pois o desgaste é inevitável. O casamento tem que ser renovado sempre e precisa de namoro, de compromisso, de responsabilidade e um querer constante para perdurar por toda vida.

Algumas coisas fundamentais no relacionamento a dois são imprescindíveis para a boa convivência, como o respeito, a confiança, a fidelidade e a amizade do casal, tudo isso deve estar sempre em dia, para a vida a dois funcionar bem direitinho. É fácil arrancar uma erva daninha quando é pequena, suas raízes ainda são frágeis e não esburaca muito o jardim construído, ao contrário, se deixa-la crescer será bem mais difícil arranca-la e fará um estrago no local onde for arrancada, deixando marcas mais difíceis de se apagar. Assim também são as incompreensões e os desentendimentos, depois que o fogo abaixar é preciso vir o diálogo, o entendimento e o perdão, para que aquele sentimento não perdure entre o casal.

Tempestades existem, mas elas passam e precisam sempre estarem acompanhadas da devida compreensão e do devido diálogo. É preciso vir a alegria e o reconhecimento e todas as coisas ligadas ao amor. Desse modo, é possível que venha a gratidão, por tudo que somos e tudo aquilo que podemos ter: saúde, alguém do nosso lado que gosta da gente, um lugar para morar, trabalho e uma vida digna e assim firmarmos nosso querer em continuar nossa sagrada missão.

A rotina não pode ser uma desculpa para a falta de humor e nem para a perda do carinho e da gentileza. É sempre melhor ter na sua casa um feijão com arroz bem temperado do que comer um caviar e ficar com dor de barriga ou ter uma crise de fígado ou qualquer outro mal que possa aparecer. Isso quer dizer que sempre vale mais aquilo que eu tenho na minha casa, a minha disposição, com toda a simplicidade que isso possa parecer, que procurar lá fora algo extraordinário, mas que irá dar muita dor de cabeça e sofrimentos desnecessários.

Nenhuma semente contaminada com as energias negativas dos conflitos, das desconfianças e dos momentos raivosos, que bem conhecemos e que não fazem bem, pode ser plantada ou deixada a germinar sem arrancá-la ainda pequena com raiz e tudo, por menor que seja.

Tem um provérbio oriental dizendo que “há quatro coisas na vida que não se recuperam: A pedra depois de atirada, a palavra depois de proferida, a ocasião depois de perdida e o tempo depois de passado”. Portanto, aproveite o tempo e cuide para que as palavras e atitudes possam construir o mundo que um dia foi sonhado ao se casarem. Não deixar nunca que o tempo transforme o casamento em lamúrias e cobranças pelos sonhos não realizados e sim cultivar o prazer de estar com a pessoa escolhida e amada. Um auxílio mútuo de crescimento e amadurecimento, se preparando para um futuro melhor e construindo gerações melhores.

Não existe mulher perfeita e nem homem perfeito, portanto o crescimento e o amadurecimento precisam ser constantes e a busca da felicidade também é imprescindível. Não podemos culpar um ao outro pelos nossos fracassos e sim aprendermos a nos levantar e continuar a caminhada. Do mesmo modo são os filhos, precisam dos bons exemplos dos pais e da compreensão dos mesmos, errar é humano e o necessário é aprender a reconhecer. A força do perdão deve estar sempre presente dentro de um lar, do contrário é sujeito o casamento, uma instituição sagrada, virar um inferno dentro da própria casa. O perdão é capaz de manter a presença de Deus em nosso coração e em nosso Lar, portanto deve ser cultivado como uma flor preciosa em nosso jardim.

Os dias precisam ser claros para o sol brilhar em sua plenitude!

Assim é nossa vida e a vida a dois.

Precisamos crer que o outro seja melhor do que pensamos e uma criatura única no mundo, assim como todos nós somos e precisamos ocupar nosso lugar dentro do Lar. Não devemos construir barreiras intransponíveis em nossa mente, pois aquilo que pensamos um do outro, muitas vezes, é o maior obstáculo ao bom relacionamento. Sempre que achamos que nós temos razão e o outro não a tem é a ruína da maioria dos casamentos e de qualquer relacionamento. Todas as situações possíveis entre as pessoas, no mínimo, existem dois lados a serem considerados. Na verdade, não existe pessoa humana que possui toda a razão, esse ser só o Mestre, Deus, Jesus, que é a Verdade, o Caminho e a Vida. Por isso, é importante o diálogo para reconhecermos a razão do outro e o outro reconhecer a nossa parcela de razão.

Tudo precisa ser esclarecido, sem, contudo, sermos chatos, críticos ou impertinentes, deixando a vida fluir e procurando os momentos certos para o diálogo amigo, pacífico e amoroso. Precisamos resolver nossos problemas de maneira simples e prática, sem precisar de condições especiais para desatar um nó, necessitando apenas da boa vontade, do pensamento positivo e da constância nos nossos propósitos. Assim, tudo caminha bem e o caminho da felicidade se apresenta com mais facilidade. Quando os dois querem tudo é fácil e a Paz pode reinar dentro do Lar. Quando disser “eu te amo”, seja realmente sincero e quando disser “sinto muito” olhe sempre nos olhos da pessoa amada. O diálogo é uma das coisas mais importantes dentro do casamento, um diálogo sincero, de mão dupla, pois à medida que o tempo for passando será a maior dádiva que o casal herdará.

Os amigos verdadeiros estarão sempre com o pensamento ligado em nós e desejarão que sejamos felizes e encontremos o que procuramos em nossas vidas. Quando precisarmos é só procurá-los que estarão prontos a auxiliar, aconselhar, orientar ou simplesmente dizer algumas palavras de amizade.

Viver a dois é uma arte, além de um compromisso que o ser humano precisa honrar até o fim dos seus dias. Portanto, é preciso amor incondicional para dar, Fé em Deus e esperança em melhorar sempre. Assim, haverá compreensão suficiente para o casamento não se tornar algo pesado e encontrarmos a felicidade necessária. Todo o esforço na construção de um Lar não será em vão, pois o resultado é sempre edificante e glorioso, nada será perdido nesta seara.

Lua Nova, Brasília, 31 de julho de 2019