Macumbeiro

Interessante uma parábola cristã – a do samaritano. É narrada em São Lucas. Conta-nos que um homem fora assaltado, no deserto.

Foi agredido, levaram seus bens. Ficou jogado, desmaiado. Vamos trocar os personagens da parábola: um sacerdote, um levita e um samaritano.

Na ocasião passou um padre, fez que não viu o moribundo.

Passou um pastor, o viu, seguiu em frente. Não se tocou.

Passou então um macumbeiro. Sabemos que este é um ser discriminado, malvisto e até considerado maldito.

Ele (macumbeiro) viu o homem caído, precisando de ajuda.

Parou, sentiu pena, compaixão. Foi até ele, o socorreu, deu-lhe a devida atenção.

Foi além, o levando a uma pousada. Lá cuidou melhor daquele infeliz.

Bem, moral da parábola é que nem sempre a caridade, amor, misericórdia, estão no coração dos religiosos, dos que se dizem “de Deus”. Não, nem sempre.

Estar dentro de igreja, orar, ser assíduo em cerimônias religiosas, não contam tanto quanto a pratica da caridade, do amor.

O discriminado, o maldito (macumbeiro) – sentiu na alma o que Deus quer da gente: amor.

Jesus nos aconselha: ----- Vá e faça como o samaritano fez.

Portanto amemos o próximo como a nós mesmos.

Salatiel Hood
Enviado por Salatiel Hood em 07/08/2019
Código do texto: T6714404
Classificação de conteúdo: seguro